Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome ganha recurso que revela por que sites estão lentos

Por| 08 de Dezembro de 2020 às 18h30

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

Apesar de ser o navegador mais utilizado no mundo, o Google Chrome é acoçado por críticas a todo momento, principalmente por, em muitos momentos, deixar os computadores lentos por conta do uso de memória. Isso, por vezes, também afeta o desempenho na navegação do próprio site, mas, claro nem sempre é culpa do aplicativo. Com isso em mente, o Google vai lançar um recurso que vai te avisar os motivos pelos quais determinada página na internet não está funcionando direito.

Uma atualização vindoura no aplicativo, que deve chegar em sua versão 89, vai fazer com que o ele utilize métricas Core Web Vital para revelar o desempenho dos sites. Com todos os dados coletados, em dado momento, será possível, até, fazer um ranking em tempo real de quais endereços na web estão com mais problemas.

Se você quiser testa-lo, já é possível por meio do Chrome Canary. Para isso, abra essa versão do aplicativo e digite "chrome://flags" na barra de endereços. Depois, pesquise por "Show performance metrics in HUD", em inglês mesmo, para poder ativar o recurso. Feito isso, reinicie o Chrome Canary.

Continua após a publicidade

Ao navegar na internet, será possível ver três métricas no canto superior da tela: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID), Cumulative Layout Shift (CLS) e Average Dropped Frame (ADF), que medem o quanto as cores afetam o site, o atraso na abertura das páginas, as mudanças de layout e porcentagem média de queda, respectivamente.

Ainda não há previsão de quando esse recurso estará disponível na versão final do Chrome, mas, deve ocorrer em breve, já que a ferramenta pode ser usada no Canary.

Fonte: TechRadar