Ative 10 funções secretas no Chrome para acelerar a navegação

Por Dimitri Pereira

O navegador mais popular da atualidade, o Google Chrome, usado por mais de 70% dos internautas de todo o mundo, pode render um baixo desempenho devido a uma série de fatores, como uma conexão lenta, um hardware fraco ou o simples acesso a múltiplas abas, justamente por ser um dos serviços mais usados e pode gerar problemas a quem faz uso do navegador.

Para melhorar o seu desempenho, pode-se usar ferramentas nativas do próprio Chrome. A seguir você aprenderá como gerenciar alguns experimentos do navegador da gigante de buscas. Essas ferramentas estão sob o nome de "flags" e possibilitam desde a aceleração no carregamento de imagens até uma rolagem de página mais suave.

No entanto, todos os recursos oferecidos pela função "flags" ainda estão em fase de desenvolvimento, o que quer dizer que erros podem ocorrer durante a execução de uma ou outra opção. Além do mais, alguns dos itens personalizáveis de gerenciamento podem ficar indisponíveis para alguns usuários, pois a quantidade de ferramentas compatíveis vai variar de PC para PC. Alguns dos recursos que estão disponíveis hoje podem também deixar de existir amanhã, sem nenhum tipo de alerta ou aviso prévio. Desse modo, a manipulação deve ser feita cautelosamente e sugerimos que faça um backup para proteger os seus dados antes de começar.

Como o próprio Google adverte: "o navegador pode excluir todos os seus dados ou comprometer sua segurança e privacidade de maneira inesperada".

Recursos experimentais

Para acessar os recursos experimentais do Google Chrome, abra o navegador e digite na URL "chrome://flags" (sem as aspas) e pressione "Enter".

chrome

Acelerando o seu Google Chrome

Depois de ter lido as advertências acima e tomado as devidas precauções, já está pronto para otimizar o seu navegador Chrome. Confira:

Para encontrar os recursos da lista abaixo com mais facilidade, use o atalho "Ctrl + F" para ativar a ferramenta de localização. Quando a tela se abrir, digite o trecho da função para que ela apareça.

1. Desativando o carregamento de abas offline ( no Chrome para Mac, Linux, Windows, Chrome OS e Android).

Quando o carregamento de uma ou outra página falha, todas as abas que estão em modo offline são recarregadas automaticamente. Esse sistema inteligente de manutenção pode não ser tão útil quando a sua conexão não for boa.

Encontre os recursos abaixo e desative-os para evitar atualizações automáticas:

. Modo de atualização automática off-line

. Somente guias visíveis de atualização automática.

chrome

2. Acelerando o carregamento de imagens (para Mac, Windows, Linux,Chrome OS e Android).

Os recursos experimentais de canvas ainda estão em desenvolvimento e permitem que o carregamento acelerado de imagens e conteúdo seja feito.

Encontre a opção Recursos experimentais de temas e ative essa função.

chrome

3. Fechamento rápido de janelas (para Mac, Windows, Linux, Chrome OS e Android)

O gerenciador de Java Script pode ser executado independentemente, por isso não necessita estar atrelado à interface gráfica do usuário. Isso significa, que com esse sistema ativo, as suas janelas podem ser fechadas mais rapidamente.

Encontre o recurso Fechamento rápido de guias/janelas e ative a função.

chrome

4. Rolagem suave (para Windows, Linux, Chrome OS e Android).

O recuso de rolagem suave não necessariamente afetará a performance do Chrome, no entanto deixará a visualização de toda a página mais confortável quando ativado.

Encontre o recurso Rolagem suave e ative-o.

chrome

5. Ativar a diretiva do cache (para Mac, Windows, Linu, Chrome OS e Android)

O tempo de espera entre uma solicitação e a respectiva resposta por parte do servidor, a latência, também pode ser otimizada a partir de uma função experimental do Chrome.

Encontre o recurso Ativar a diretiva do cache "stale-while-revalidate" e ative-o. Este recurso ainda manterá os processos de envio e recebimento de solicitações sendo executado em segundo plano.

chrome

6. Número de threads de varredura (para Mac, Windows, Linux, Chrome OS e Android)

Marcadores raster são usados por praticamente todos os sites para a formação de imagens. Se você possui uma coneão lenta, pode definir a quantidade de threads de varredura para acelerar o carregamento das páginas.

Os ajustes podem ser feitos por usuários que notarem perdas consideráveis durante a atualização do conteúdo das abas, sugerimos a seleção de 4 marcadores.

Encontre o recurso Número de threads de varredura e selecione o número de theads.

chrome

7. Silencie o áudio das abas (para Mac, Windows, Linux e Chrome OS)

O recurso que permite o controle individual do volume das abas ainda está em desenvolvimento, porém, para silenciar uma aba, basta clicar sobre o ícone do alto falante localizado no topo do navegador.

Encontre o recurso Controle de interface do usuário de silenciamento de áudio da guia e ative-o para poder silenciar as abas de forma individual.

chrome

8. Protocolo QUIC experimental (para Mac, Linux, Windows, Chrome OS e Android)

O Quick UDP Internet Conections (QUIC) reduz a latência de conexão e consome menos banda e, assim, evita congestionamentos de rede.

Encontre o recurso Protocolo QUIC experimental e ative-o.

A efetivação do sistema QUIC está prestes a ser feita, já que já foi validado pelo Internet Engineering Task Force (IETF) em 2015.

chrome

9. Geração de senhas (para Mac, Windows, Linu, Chrome OS e Android)

A geraçãode senhas automática, que pode ser muito conveniente e poupar tempo dos usuários que não estão dispostos a preencher novos formulários também pode ser feita através do navegador.

Encontre o recurso Geração de senhas e ative-o.

chrome

10. Aceleração da GPU (para Mac, Windows, Linux, Chrome OS e Android)

Você pode obter um ganho na performance geral do Chrome forçando a GPU para renderização de alguns conteúdos.

Encontre o recurso Substituir a lista de renderização do software e ative o experimento. (Esse recurso pode não estar disponível para alguns usuários).

chrome

Ainda nesse mesmo componente de execução de gráficos, o carregamento de temas em 2D pode também ser feito de forma independente.

Encontre logo abaixo o recurso Tema 2D acelerado e ative-o.

chrome

Aplicando as alteações

Para aplicar todas as alterações que achou conveniente modificar, você deverá reiniciar o Chome clicando sobre o botão azul ao final da lista.

chrome

Pronto! O seu Chrome, quando reiniciado, funcionará com todas as alterações e de forma otimizada.

Se as configurações editadas por você gerarem problemas de desempenho, você pode reverter o processo. Basta voltar para as configurações-padrão. Você faz isso clicando no botão próximo ao cabeçalho da página "Redefinir tudo para o padrão" e, em seguida, reiniciar o navegador.

chrome
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.