Google adiciona gerenciador de armazenamento ao Chrome OS

Por Redação | 24.06.2016 às 14:14 - atualizado em 24.06.2016 às 18:22

O Chrome OS pode não ter o mesmo destaque que o Android, o que é perfeitamente justificável, mas nem por isso o Google deixa o seu sistema operacional para computadores de lado. A novidade da vez envolve um recurso bastante simples, mas muito funcional para o SO: um gerenciador de espaço.

Com a nova aplicação nativa, usuários do Chrome OS poderão ver informações detalhadas sobre o espaço em disco de suas máquinas. O gerenciador exibe o espaço total, o espaço utilizado e o espaço livre. Além disso, ele divide o espaço consumido entre arquivos online e offline, o que também contribui para dar uma dimensão exata das coisas em sua plataforma.

Conhecendo o Chrome OS: entenda o sistema operacional do Google

A nova ferramenta está disponível na última versão do Chrome OS para desenvolvedores e, para usá-la, é necessário ativar a bandeira relativa a ela no sistema — atalho chrome://flags/#enable-storage-manager antes de reiniciar a máquina. Quando o recurso chegar a uma versão final do sistema, a ativação se torna muito mais simples — basta ir às configurações de armazenamento do Chrome OS.

Gerenciador de armazenamento do Chrome OS

Gerenciador de armazenamento do Chrome OS. (Foto: Reprodução/Google+)

Quem sabe no futuro seja possível ver informações sobre o armazenamento do sistema do Google de forma muito mais detalhada, como acontece em outros SO (inclusive no Android). De qualquer maneira, o novo gerenciador já é um primeiro passo.

Fonte: François Beaufort (Google+)