Firefox não carrega um site após atualização? Aqui está a solução
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Mozilla Firefox começou a apresentar uma falha recentemente que impede o carregamento de páginas da web. O bug faz com que o navegador não abra nenhum site nas versões desktop para Mac, Windows e Linux. Em razão disso, muita gente pensou que fosse um problema com a internet, mas, na verdade, está relacionado com o programa.
- Mozilla quer revelar o alcance do Facebook na hora de rastrear você na web
- Mozilla desiste de receber doações em criptomoedas após crítica de fundador
Usuários afetados passaram a ver suas guias com o processo infinito de abertura, sem que a nenhuma página fosse mostrada. Ainda não está claro o que causa o problema, mas parece ser uma falha de loop infinito na implementação do HTTP3 do Firefox. Nesse caso, o processo do navegador apresenta conflitos que podem afetar o desempenho e até travar o aplicativo.
Na terça-feira (11), a Mozilla liberou uma atualização do navegador que pode ter contribuído para o bug. Como o update trouxe um backend baseado no protocolo atualizado, pode haver algum tipo de incompatibilidade que impede a exibição com sucesso das páginas. Segundo alguns usuários relataram, o problema existe há algum tempo, mas veio à tona agora porque o navegador passou a tentar se conectar aos servidores de análise de dados da organização.
O protocolo HTTP3 ainda é uma tecnologia pensada para o futuro, com pouca adesão da maioria dos sites. Mesmo as páginas que o utilizam costumam manter um substituto no modelo antigo para evitar falhas de compatibilidade.
Como corrigir a falha do Firefox que não carrega sites
Até que seja liberada uma correção oficial, a única forma de impedir o carregamento infinito é desabilitar o HTTP3 inteiramente do Firefox. A Mozilla disse já ter feito isso remotamente nesta quinta-feira (13) — basta reiniciar o app —, mas você pode seguir os passos abaixo para conferir se está tudo ok:
- Abra uma nova janela do Firefox;
- Digite about:config na barra de endereços para abrir a tela de configurações;
- Procure a configuração network.http.http3.enabled;
- Marque a opção "false" para desativá-la
- Feche o navegador e reinicie-o para a configuração ser aplicada
Esse pequeno tutorial deve ajudar a se livrar temporariamente do problema, e pode ser aplicado em todas as versões desktop do Firefox, independentemente da plataforma. Quando um patch for lançado, é só reverter as configurações e navegar normalmente nos serviços compatíveis com o HTTP3.
O Firefox 96 foi lançado com política de cookies mais segura e pequenos ajustes, com otimizações para quem usa Linux. O navegador trouxe um ajuste que vai identificar quando a máquina está com pouca memória disponível, assim pode colocar as guias em descanso para evitar sobrecarga de sistema ou liberar recursos para outras tarefas.
Fonte: Mozilla Firefox