Publicidade

Chrome 98 traz recursos escondidos do usuário e 27 correções de falhas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Fevereiro de 2022 às 20h05

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google liberou a versão 98 estável do navegador Chrome com bastante foco na correção de vulnerabilidades de segurança e poucas novidades para o usuário comum. A atualização chega quase um mês após a beta ter apresentado uma prévia do que o programa traria.

A principal melhoria foi a solução de 27 falhas de segurança. Dessa forma, os desenvolvedores do Chrome acreditam ter conseguido fechar várias brechas exploradas por criminosos para roubar dados ou instalar programas maliciosos nas máquinas.

Continua após a publicidade

Com a atualização, o Chrome 98 passa a ser o primeiro browser com suporte ao COLRv1 Color Gradient Vector Fonts. Essa é uma evolução da versão anterior para oferecer ainda mais nitidez e suporte a variações de fontes, com possibilidade do uso intenso de cores em gradiente.

Embora não seja muito comum ver fontes em gradiente nos sites, a novidade também aprimora a exibição de imagens e emojis, além de permitir o uso de arquivos com melhor compactação. Isso deve trazer ganhos para quem desenvolve e mantém websites, porque a quantidade de espaço ocupado no servidor deve ser reduzida.

Recursos escondidos

Há outras novidades presentes no Chrome 98, mas elas estão escondidas — provavelmente porque ainda não foram totalmente finalizadas. É o caso da opção nativa do navegador para tirar prints de tela, em desenvolvimento desde o ano passado, e a guia de privacidade reformulada.

Continua após a publicidade

Para liberar essas duas novidades, você precisará digitar o comando chrome://flags na barra de endereços do navegador e procurar pelas opções para ativá-las.

  • No caso das capturas de tela, você pode pesquisar por "screenshot" e ativar ambos os resultados. Neste caso, você poderá tirar prints com o Google e fazer uma edição básica antes de salvar a imagem
  • Para a guia de privacidade, faça a busca pelo termo "privacy" e ative a opção exibida. Ao fazer isso, o navegador apresentará mais opções de segurança

Vale ressaltar que essas bandeiras estão propositalmente escondidas porque os recursos ainda podem estar incompletos ou apresentar falhas. Tenha isso em mente quando for utilizar para não se arrepender.

Continua após a publicidade

O Google deve enviar a atualização automaticamente para todos os usuários, mas isso pode levar alguns dias. Se você quiser acelerar esse processo, basta clicar no menu de três pontos e selecionar Ajuda > Sobre o Google Chrome.

Fonte: Google, TechRadar