Bug do Firefox faz navegador perder senhas dos usuários. Aprenda como resolver!
Por Rafael Rodrigues da Silva | 14 de Junho de 2019 às 18h23
Um novo bug envolvendo o Firefox está acabando com a paciência de diversos usuários, mas pelo menos desta vez o programa em si não é o responsável pelo problema.
De acordo com os usuários, o navegador não está salvando as senhas de serviços como e-mail e redes sociais, o que tem dificultado o acesso. Mas o problema em si não está no Firefox, mas no antivírus que essas pessoas utilizam: isso porque softwares como o AVG e o Avast estão corrompendo o arquivo de senhas do Firefox, o que impede o navegador de acessá-las e obriga o usuário a digitar essas senhas sempre que tenta acessar algum serviço.
Isso não quer dizer que essas senhas estão irrecuperáveis: é possível restaurá-las acessando os arquivos do programa. Primeiro, você deve acessar o menu de opções à direita da barra de endereços, escolher o menu “Ajuda” e logo depois a opção “Informações para resolver problemas".
Na tela que se abrir, desça até o botão “Abrir pasta” e clique nele. Você será levado até uma pasta onde estão todos os arquivos relativos ao seu perfil do Firefox.
Nesta pasta, você deve procurar por um arquivo com o nome de “logins”. Caso o antivírus tenha corrompido suas senhas, esse arquivo terá o nome completo de “logins.json.corrupt”. Se ele estiver assim, é só renomeá-lo para “logins.json” e pronto! Problema resolvido — ou, pelo menos, resolvido até você desligar o PC, já que sempre que a máquina for reiniciada é necessário efetuar todos esses passos novamente.
Por enquanto, nenhuma das empresas envolvidas deu qualquer declaração sobre o assunto, mas é de se esperar que o problema seja corrigido já na próxima atualização do Firefox.
Atualização 19/06: Após a publicação da matéria, a assessoria de imprensa da AVG entrou em contato com o Canaltech para que o problema das senhas foi corrigido em uma atualização disponibilizada para o software antívirus da empresa na última sexta-feira (14). A empresa ainda afirmou que o problema das senhas ocorreu apenas com os usuários que possuem o recurso AVG Password Protection, e ocorreu porque o Firefox atualizou os certificados usados na nova versão do navegador, e esses certificados ainda não estavam marcados como seguros no banco de dados da AVG. Assim, qualquer usuário que tenha o antívirus AVG na versão VPS 190614-02 ou superior não deverá mais sofrer com esse problema, e se o seu programa não atualizou automaticamente ainda é possível fazer essa atualização de forma manual no menu de configurações do programa.
Fonte: Betanews