Publicidade

Bug do Firefox faz navegador perder senhas dos usuários. Aprenda como resolver!

Por| 14 de Junho de 2019 às 18h23

Link copiado!

Bug do Firefox faz navegador perder senhas dos usuários. Aprenda como resolver!
Bug do Firefox faz navegador perder senhas dos usuários. Aprenda como resolver!

Um novo bug envolvendo o Firefox está acabando com a paciência de diversos usuários, mas pelo menos desta vez o programa em si não é o responsável pelo problema.

De acordo com os usuários, o navegador não está salvando as senhas de serviços como e-mail e redes sociais, o que tem dificultado o acesso. Mas o problema em si não está no Firefox, mas no antivírus que essas pessoas utilizam: isso porque softwares como o AVG e o Avast estão corrompendo o arquivo de senhas do Firefox, o que impede o navegador de acessá-las e obriga o usuário a digitar essas senhas sempre que tenta acessar algum serviço.

Isso não quer dizer que essas senhas estão irrecuperáveis: é possível restaurá-las acessando os arquivos do programa. Primeiro, você deve acessar o menu de opções à direita da barra de endereços, escolher o menu “Ajuda” e logo depois a opção “Informações para resolver problemas".

Continua após a publicidade

Na tela que se abrir, desça até o botão “Abrir pasta” e clique nele. Você será levado até uma pasta onde estão todos os arquivos relativos ao seu perfil do Firefox.

Nesta pasta, você deve procurar por um arquivo com o nome de “logins”. Caso o antivírus tenha corrompido suas senhas, esse arquivo terá o nome completo de “logins.json.corrupt”. Se ele estiver assim, é só renomeá-lo para “logins.json” e pronto! Problema resolvido — ou, pelo menos, resolvido até você desligar o PC, já que sempre que a máquina for reiniciada é necessário efetuar todos esses passos novamente.

Continua após a publicidade

Por enquanto, nenhuma das empresas envolvidas deu qualquer declaração sobre o assunto, mas é de se esperar que o problema seja corrigido já na próxima atualização do Firefox.

Atualização 19/06: Após a publicação da matéria, a assessoria de imprensa da AVG entrou em contato com o Canaltech para que o problema das senhas foi corrigido em uma atualização disponibilizada para o software antívirus da empresa na última sexta-feira (14). A empresa ainda afirmou que o problema das senhas ocorreu apenas com os usuários que possuem o recurso AVG Password Protection, e ocorreu porque o Firefox atualizou os certificados usados na nova versão do navegador, e esses certificados ainda não estavam marcados como seguros no banco de dados da AVG. Assim, qualquer usuário que tenha o antívirus AVG na versão VPS 190614-02 ou superior não deverá mais sofrer com esse problema, e se o seu programa não atualizou automaticamente ainda é possível fazer essa atualização de forma manual no menu de configurações do programa.

Fonte: Betanews