Em breve, Chrome para Android e iOS terá suporte para aplicativos

Por Redação | 04 de Dezembro de 2013 às 16h45

O Google está trabalhando pra levar os aplicativos do Chrome (desktop) para o ambiente mobile. A empresa está construindo um toolkit para ajudar os desenvolvedores a criarem aplicativos do Chrome para Android e iOS, além de portarem os apps existentes para as plataformas móveis.

A notícia, divulgada pelo The Next Web, aponta um repositório no GitHub operado pelo desenvolvedor Michal Mocny, do Google. De acordo com a documentação, os passos para a adaptação dos aplicativos incluem a modificação para o design móvel, correção de bugs, trabalhar em torno das limitações, e claro, testá-los.

Depois de ter passado por todos os passos, a documentação diz que os aplicativos poderão ser publicados tanto na Google Play quanto na App Store da Apple. Os requisitos sugerem que os aplicativos sejam desenvolvidos para Android 4.x, apesar de o Cordova – plataforma para o desenvolvimento desses aplicativos – poder trabalhar com o Android 2.2 e 2.3. O suporte ao iOS está marcado como TBA (em breve).

O Google até agora não se pronunciou sobre o assunto e nem sobre o fato do projeto não estar na página de desenvolvedores da empresa – o Google Code. Uma fonte próxima à companhia disse que os desenvolvedores já podem testar as novas ferramentas, mas elas ainda não estão prontas para serem anunciadas oficialmente.

Além disso, Joe Marini, desenvolvedor do Google, disse que o projeto deverá estar pronto para testes no início do ano que vem. “Esperamos ter algo em forma de beta em Janeiro”, revela.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.