Brendan Eich renuncia à presidência da Mozilla

Por Redação | 03 de Abril de 2014 às 17h31

Brendan Eich, escolhido recentemente como CEO da Mozilla, não suportou a pressão de grupos contrários à sua postura em relação aos direitos iguais no casamento homossexual e renunciou ao cargo nesta quinta-feira (03). O comunicado foi feito diretamente pelo blog oficial da organização.

Em nota, a executiva Mitchell Baker explica a decisão:

A Mozilla tem o orgulho próprio de manter um padrão diferenciado e, na última semana, não foi o que aconteceu. Sabemos por que as pessoas estão machucadas e nervosas, e elas estão certas: é porque não nos mantivemos verdadeiros com nós mesmos.

Não agimos como vocês esperavam que agíssemos. Não interagimos com as pessoas antes da controvérsia começar. E pedimos desculpas. Temos que fazer melhor.

Brendan Eich escolheu deixar o cargo da presidência. Ele o fez em prol da Mozilla e da comunidade.

A Mozilla acredita tanto na igualdade quanto na liberdade de expressão. A igualdade é necessária para a expressão relevante. E você precisa de liberdade de expressão para lutar por igualdade. Imaginar como manter ambos ao mesmo tempo pode ser difícil.

Nossa cultura organizacional reflete a diversidade e a inclusão social. Nós aceitamos contribuições de todos, não importa a idade, cultura, etnia, gênero, gênero-identidade, linguagem, raça, orientação sexual, localização geográfica e ideias religiosas. A Mozilla apoia a igualdade para todos.

Temos funcionários que possuem os mais diversos pontos de vista. Nossa cultura aberta a isso se estende a encorajar a equipe e a comunidade a compartilhar suas crenças e opiniões em público. Essa é uma forma de distinguir a Mozilla de outras organizações e nos faz querer a manutenção de um padrão elevado. Mas, desta vez, falhamos em ouvir, interagir e sermos guiados por nossa comunidade.

Renuncia Brendan Eich

Por mais doloroso que tenham sido, os eventos ocorridos na última semana nos mostrou exatamente porque nós precisamos da rede. Pra que todos possamos nos engajar livremente em discussões difíceis e fazermos deste um mundo melhor.

Precisamos nos concentrar novamente em proteger esta rede. De uma maneira que você possa se orgulhar de apoiar a Mozilla.

O que vai acontecer a partir de agora com nossas lideranças ainda está em discussão. Estamos abertos sobre o que vamos fazer para decidir o futuro da organização e teremos mais informações na próxima semana. Entretanto, nossa missão sempre será a de fazer a rede cada vez mais transparente, para que a humanidade seja mais forte e inclusiva. Isso é o que significa proteger a rede aberta.

Vamos emergir disso tudo com uma renovada compreensão e humildade – nossa ampla, global e diversificada comunidade é o que faz a Mozilla especial e o que aconteceu nos ajudará a cumprir nossa missão. Estamos mais fortes com vocês envolvidos nisso.

Obrigado por ficarem com a gente.

Mitchell Baker, executiva.

Fonte: https://blog.mozilla.org/blog/2014/04/03/brendan-eich-steps-down-as-mozilla-ceo/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.