10 extensões para o Chrome que você não pode deixar de ter

Por Luciana Zaramela

Esta matéria pode conter informações desatualizadas ou sem utilidade após 31/12/2012 00:00.

Que tal explorar mais o potencial de seu navegador do Google e utilizá-lo para outros fins, em vez de apenas visitar sites? Confira uma lista de plug-ins super bacanas para deixar seu Chrome ainda melhor.

AdBlock Plus

Se tem uma coisa que irrita muita gente é a tal da propaganda na internet. Se você se enquadra neste grupo de pessoas, o AdBlock Plus vai ser de extrema utilidade em seu Chrome. É uma das extensões mais conhecidas para o navegador, e você descobrirá o motivo de seu sucesso assim que instalá-la. As propagandas e anúncios desaparecerão instantaneamente, o que torna a navegação muito mais, digamos, limpa.

AdBLock Plus

Speed Dial 2

Uma das melhores extensões para quem deseja substitur a página de abas do Google Chrome. É possível customizar tudo a seu jeito, e sem complicações. E você pode sincronizar a extensão com todas as suas instâncias do Chrome em pouquíssimo tempo. A única desvantagem é que a opção "Outros Dispositivos" não existe neste plug-in. Mas, devido a tantas reclamações, é possível que a equipe de desenvolvimento habilite essa função em pouco tempo.

Speed Dial

SwiftPreview

O SwiftPreview é um plugin muito legal, mas que não funciona tão bem em todos os sites. Mesmo assim, ainda é uma boa opção. Resumidamente, sua função é previsualizar links em vários sites, como Twitter, Facebook, Google+ etc. É útil para quem deseja poupar tempo, visualizando uma miniatura do que está no site naquele momento.

SwiftPreview

Hover Zoom

O Hover Zoom é semelhante ao SwiftPreview, mas é excelente para imagens. Com esta extensão, basta você pairar o mouse sobre uma imagem em miniatura para vê-la em tamanho real, sem precisar clicar sobre ela. Funciona com a maioria dos sites, como Facebook, Twitter, Flickr, etc. Parece inútil até você instalar e viciar no Hover Zoom.

Hover Zoom

HTTPS Everywhere

O HTTPS Everywhere é uma extensão e tanto. Com ela, você encripta sua conexão com a internet para milhares de sites enquanto você navega. E é essencial navegar com segurança por sites a partir de zonas não seguras, como hotéis, areoportos e hotspots que vemos por aí. É uma boa ferramenta para se usar em casa, já que previne roubo de identidade e protege nossa privacidade online.

HTTPS Everywhere

PrivacyFix

Quem gosta de saber quem está monitorando suas atividades online vai gostar do PrivacyFix. Afinal, navegar com privacidade é direto de todos nós, e se você não abdica do seu, veja só o que faz esse plug-in: ele oferece relatórios do Facebook, Google e outros sites que você andou visitando e conta para você o que está sendo rastreado e o que não está. Altamente recomendável para quem também deseja entender melhor como funciona a privacidade na web.

PrivacyFix

Drag and Drop Search

Este plug-in melhora um recurso muito legal do Chrome. Por padrão, se você selecionar algum texto no Chrome e clicar com o botão direito sobre a área selecionada, verá uma opção de realizar uma busca naquele texto. E o Drag and Drop Search aumenta as possibilidades deste recurso, pois permite a você arrastar e soltar o texto dentro de zonas de buscas, e cada uma delas pode ser customizada por você.

Não entendeu direito? Por exemplo: você pdoe ter uma zona para a Wikipedia, uma para o YouTube, uma para o Facebook, outra para o Canaltech. Cada zona será responsável por efetuar buscas em seus respectivos sites. Arraste e solte um link para uma das zonas criadas e faça buscas nos sites desejados! E você ainda pode encurtar links com esta extensão, também arrastando e soltando links maiores.

Drag and Drop Search

KeyRocket for Gmail

Quem gosta de usar atalhos do teclado mas raramente se lembra das combinações para cada site, vai se dar bem com o KeyRocket. A extensão recomenda atalhos para você enquanto estiver navegando no Gmail. Imagine que você vai digitar um e-mail e logo após, clicar em Enviar. O KeyRocket irá notificá-lo com uma dica, dizendo que você poderia ter pressionado um comando no teclado para realizar a tarefa.

KeyRocket

Google Dictionary

Se você curte ler artigos em inglês ou está apenas exercitando seu conhecimento nesta língua, nada como um dicionário instantâneo do próprio Google para ajudar a ler textos na web com mais fluidez. O Google Dictionary traz explicações também em inglês sobre termos e verbetes, mas também funciona em outros idiomas, como espanhol e português. Portanto, se você estiver lendo um texto e o bicho pegar na hora de uma palavra complicada, basta selecioná-la e entender seu significado em instantes!

Google Dic

Unbaby.me

O nome é engraçado, mas faz total sentido: se você detesta ver fotos de bebês no Facebook, este plug-in as substitui por outras imagens para você não se sentir tão mal. Você pode deixar que o Unbaby.me escolha as imagens (geralmente de gatos ou outras coisas aleatórias) ou então escolher imagens de um feed RSS de sua preferência.

Você ainda pode acrescentar palavras-chaves para que a extensão as identifique na internet e substitua as imagens relacionadas imediatamente. É, parece complicado, mas pode ser legal para quem realmente não suporta mais ver fotos de bebês no feed de notícias do Facebook.

Unbaby

E você, sugere algum outro plug-in bacana para aumentar ainda mais a produtividade no Google Chrome? Deixe sua sugestão nos comentários!