10 extensões do Google para o Chrome que você deveria estar usando

Por Sérgio Oliveira

O Google Chrome já é um veterano de guerra no mundo da internet e há algum tempo figura no topo da lista de navegadores mais populares da atualidade. Também não é para menos, o browser da gigante das buscas ao longo dos anos se consolidou como um verdadeiro ecossistema, com suas extensões e aplicativos próprios.

Tanto é que ele ganhou a Chrome Web Store há seis anos, loja virtual onde milhões de desenvolvedores de todo o mundo publicam suas soluções para incrementar e tornar o navegador o mais útil possível. São opções que prometem desde aumentar a produtividade do usuário, a manter o foco no trabalho ou simplesmente procrastinar aquele trabalho chato que todo mundo sabe que pode ficar para depois.

Apesar disso, são as extensões oficiais do Google que se destacam nesse mar de possibilidades. Ao contrário das demais soluções, as do Google são autenticadas e recebem um selo de segurança, além de contarem com todo o apelo da gigante de buscas e a garantia de que tudo funcionará da melhor maneira possível.

Se você não sabia que a dona do Chrome também se aventurava no desenvolvimento de extensões, fizemos uma lista com 10 delas que você provavelmente não conhece e deveria estar utilizando. Confira.

1. Earth View from Google Earth

Se você está cansado daquela tela em branco que surge sempre que uma nova aba é aberta, então a Earth View from Google Earth foi feita para você. Com ela, cada nova aba aberta surgirá com uma bela imagem da Terra capturada pelos satélites do Google Earth. Além disso, ela permite que você salve essas imagens e as utilize como papel de parede da sua Área de Trabalho.

O Earth View from Google Earth decreta o fim das telas em branco em novas abas abertas no Chrome

O Earth View from Google Earth decreta o fim das telas em branco em novas abas abertas no Chrome (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Quer relaxar um pouco e curtir outras imagens? Então clique no menu e selecione a opção "Web Gallery". Na sequência, escolha a opção "Leanback Mode" e recline a cadeira para curtir um slideshow com imagens dos mais variados lugares do mundo.

2. Google Dictionary

Se você trabalha com internet e/ou comunicação e está sempre buscando maneiras de expandir seu vocabulário, uma das melhores maneiras de fazê-lo é consultando dicionários. O problema é que a rotina não permite que consultemos esses livros com tanta regularidade, tampouco o tamanho dos melhores dicionários nos permitem carregá-los a tira colo para cima e para baixo.

Para resolver esse impasse foi que o Google lançou a extensão Google Dictionary para o Chrome. Com ela instalada no seu navegador, tudo o que você precisa fazer é selecionar uma palavra e deixar o ponteiro repousar sobre ela para consultar seu significado on the fly. Ademais, também é possível consultar a definição completa ou aplicações em frases utilizando a barra de ferramentas do dicionário.

Com o Google Dictionary você amplia seu vocabulário on the fly e sem a necessidade de consultar dicionários físicos ou visitar sites do tipo

Com o Google Dictionary você amplia seu vocabulário on the fly e sem a necessidade de consultar dicionários físicos ou visitar sites do tipo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Além do básico, a extensão também consegue armazenar todas as palavras consultadas, de maneira a manter um histórico de pesquisas para que o usuário recorra a elas quando bem quiser. Também há possibilidade de fazer o download desse histórico num arquivo Excel.

Para fechar, palavras estrangeiras são traduzidas automaticamente para o idioma que você definiu como padrão, uma forma de agilizar a tradução de vocábulos que ainda não estamos completamente familiarizados.

3. Páginas Similares do Google

Com o tempo, acabamos frequentando os mesmos sites todos os dias, um hábito que logo pode nos fazer questionar se a internet é só aquilo ou se existe algo além daquela listinha de sites que você criou no seu subconsciente.

Para ajudá-lo a expandir suas fronteiras na web, o Google lançou o Páginas Similares. Trata-se de uma extensão que lhe ajuda a encontrar sites semelhantes ao que você visita frequentemente e que abordam os temas que você mais curte.

A Páginas Similares resolve o problema de quem não aguenta mais visitar os mesmos sites todos os dias

A Páginas Similares resolve o problema de quem não aguenta mais visitar os mesmos sites todos os dias (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Embora seja um tanto quanto mal-acabada, a extensão cumpre aquilo a que se propõe e é uma excelente alternativa se você está entediado com a mesmice dos sites de sempre.

4. Save to Google Drive

Essa é a extensão definitiva para quem trabalha diariamente com imagens e utiliza o Google Drive. Com a Save to Google Drive instalada, você elimina a necessidade de abrir o serviço de armazenamento do Google sempre que quiser guardar alguma imagem na nuvem. Ao invés disso, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção "Save to Google Drive" para que o arquivo seja enviado diretamente para sua conta no Drive.

A Save to Google Drive envia as imagens diretamente das páginas web para sua conta no serviço de armazenamento na nuvem

A Save to Google Drive envia as imagens diretamente das páginas web para sua conta no serviço de armazenamento na nuvem (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Explorando as opções da extensão, também é possível habilitar o salvamento de outros conteúdos web diretamente para sua conta no Drive. Além disso, você também poderá realizar capturas de tela e enviá-las automaticamente para o serviço.

5. Economia de Dados

Típica extensão salvadora da pátria, a Economia de Dados é ideal para quem tem de lidar com conexões com limite ou franquia de dados e quer poupar o máximo possível. Com ela, o usuário pode gerenciar todo o tráfego de dados, além de habilitar algoritmos de compressão que otimizam os sites visitados para que eles consumam a menor quantidade possível de dados.

A Economia de Dados exibe, em um gráfico, quanto você economizou da sua franquia de internet em um período de até 30 dias

A Economia de Dados exibe, em um gráfico, quanto você economizou da sua franquia de internet em um período de até 30 dias (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

A opção "Detalhes", por sua vez, exibe um gráfico com toda a economia feita num período de 30 dias. Também há a possibilidade de visualizar quais sites exigem mais da sua conexão, para que você tenha ciência e modere nos acessos a eles para economizar ainda mais sua franquia.

6. Personal Blocklist

Há quem se preocupe com os sites que aparecem nos resultados de busca no Google, seja por questões de segurança ou controle parental. Se você se encaixa em um desses perfis e quer limar a aparição de determinados portais dos resultados de suas buscas, a Personal Blocklist está aí para lhe ajudar.

A Pesonal Blocklist barra os sites que você quiser dos resultados de busca do Google

A Pesonal Blocklist barra os sites que você quiser dos resultados de busca do Google (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

A extensão permite que o usuário bloqueie sites e quaisquer aparições deles do mecanismo de busca, bastando um clique com o botão do mouse para isso. A partir daí nada daquele domínio aparecerá no Google, que só passará a exibi-lo novamente após sua autorização.

7. Google Tradutor

Mais uma extensão que auxilia a vida de quem trabalha diretamente com internet ou se propõe a aprender um novo idioma. Com a extensão do Google Tradutor instalada no seu Chrome, você poderá traduzir páginas em línguas estrangeiras instantaneamente, ou então realizar pequenas traduções on the fly sempre que esbarrar com um vocábulo ou termo desconhecido.

Com a extensão do Google Tradutor você não tem mais de ir até o site do serviço para traduzir os vocábulos e termos que não conhece

Com a extensão do Google Tradutor você não tem mais de ir até o site do serviço para traduzir os vocábulos e termos que não conhece (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Para isso, basta selecionar o vocábulo ou o termo desconhecido e clicar em "Traduzir" para ver a mágica acontecendo ali, sem que você precise ir até o site do tradutor. Além disso, ela lhe ajuda a pronunciar as palavras para que você não escorregue na hora de praticar sua fala.

8. Google Scholar Button

Embora a internet seja um depósito infinito de conhecimento e saber, ela tem lá suas pegadinhas e não se deve acreditar em tudo que é lido. Esse é um problema que assombra principalmente estudantes, professores e comunicadores, que duas difíceis tarefas em seus trabalhos: buscar informações e verificar sua veracidade.

Para acabar com essa agonia e poupar tempo, o Google criou o Scholar Button. Trata-se de uma extensão que dá ao usuário acesso rápido a artigos acadêmicos e científicos sobre o tema pesquisado.

A extensão do Google Scholar realiza pesquisas de artigos científicos e acadêmicos do tema que você está estudando

A extensão do Google Scholar realiza pesquisas de artigos científicos e acadêmicos do tema que você está estudando (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Os trabalhos são elencados por relevância, mas também há a opção de classificá-los por data, de maneira a encontrar o que há de mais novo sobre um determinado assunto.

9. Share to Classroom

A premissa é boa: com o Share to Clasroom, professores podem compartilhar webpages diretamente de seus computadores para seus estudantes, de maneira que os discentes visualizem o mesmo conteúdo que o docente utilizará para ministrar a aula.

Além disso, os estudantes também podem compartilhar sites correlatos, de maneira a enriquecer as discussões e debates em sala de aula, tornando o ensino mais dinâmico e menos passivo.

O grande problema é que ideias como essa dependem de toda uma infraestrutura para funcionar minimamente bem, e todos nós sabemos o quão longe estamos de ter salas de aula totalmente informatizadas e prontas para adotar algo assim.

10. Google Tone

Ainda é um experimento, mas o Google Tone quer fazer com que dois computadores "conversem" entre si e possam compartilhar URLs um com o outro. Ao invés de bocas e ouvidos, os computadores com a extensão instalada utilizam alto-falantes para "ouvir" e "falar" algo com o outro.

Tal qual o Share to Classroom, a ideia é ajudar pessoas a navegarem pelos mesmos sites, sem terem de trocar URLs por mensageiros ou algo do tipo. Ainda não se sabe exatamente como isso será útil no dia a dia, mas o Google aposta que equipes de desenvolvimento podem fazer um bom proveito da ideia. E aí, que tal testar?

Qual dessas extensões você já conhecia e quais são as suas preferidas? Conte para a gente nos comentários aqui embaixo e deixem sugestões de extensões para o Chrome que todos deveríamos testar.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.