5 extensões do Chrome que te ajudam a manter o foco no trabalho

Por Joyce Macedo

Quantas horas você gasta dando "apenas uma olhadinha" no feed do Facebook? E para dar aquela atualizada nas "notícias" com o Twitter? Vamos ser realistas: é mais provável que o seu tempo online esteja matando a sua produtividade do que ajudando a melhorar o seu rendimento no trabalho.

No entanto, existe sempre uma saída para tentar não se perder no buraco do coelho que é a internet e aproveitar melhor suas horas de trabalho online. Uma ferramenta que pode ser extremamente útil nesses casos são as extensões para navegadores.

Para te ajudar a minimizar as distrações no meio do caminho e realmente aumentar a sua produtividade, separamos cinco extensões do Chrome que vão incrementar o uso do seu navegador:

1. Dayboard

Programas de gestão de tarefas podem ser essenciais para aqueles que têm muito o que fazer ao longo do dia. Porém, eles também podem dificultar a sua produtividade caso sejam muito complicados ou se você entupi-los com "coisas a fazer". Além disso, existe o problema mais básico de todos: lembrar de abrir o gerenciador de tarefas antes de começar a trabalhar.

O Dayboard é uma alternativa interessante para criar listas de tarefas de uma forma mais ágil. Isso porque ele lista apenas as cinco tarefas mais importantes do dia em um layout super simples. Após listar as tarefas em que você deve focar, a extensão mostra a lista sempre que uma nova aba for aberta no Chrome.

Isto vai te ajudar a não esquecer suas prioridades e impedi-lo de visitar sites que o distraem, além de manter o foco nas tarefas.

Dayboard

2. Auto Text Expander

Esta extensão permite ao usuário criar os seus próprios atalhos de teclado para trechos de texto usados com frequência. Isso significa que você pode ganhar tempo digitando apenas seus atalhos personalizados, enquanto a extensão os substitui pelo texto correspondente.

Você pode usar os atalhos para endereços de e-mail usados diariamente, frases usadas com frequência, ou qualquer coisa do tipo. A lista de atalhos criados é sincronizada com o Chrome quando você faz o login no navegador.

Auto Text Expander

3. One Tab

É comum trabalharmos com uma dúzia de abas abertas ao mesmo tempo no navegador, mas, apesar de parecer uma boa técnica para aumentar a produtividade, elas começam a dividir sua atenção e a drenar a memória do seu computador. A extensão chamada One Tab te ajuda a ordenar melhor tudo isso.

Quando você pressiona o ícone da extensão, localizado ao lado da barra de endereço do navegador, ela converte todas as abas abertas em uma lista, liberando espaço de trabalho e reduzindo o uso de memória em até 95%. Quando você precisar acessar as abas novamente, basta restaurá-las a partir da lista de maneira individual ou em conjunto.

One Tab

4. TimeStats

Você ficaria surpreso em saber quanto tempo gasta em determinadas páginas da web. A extensão TempStats está aí para mostrar exatamente estes temidos números que influenciam diretamente na nossa produtividade.

Ela revela a verdade sobre os seus hábitos de navegação e te ajuda a saber por onde seu tempo está escoando. Você pode optar por visualizar suas estatísticas da web por dia ou mês e, o mais importante, a quantidade de tempo que você gasta navegando a cada dia. Você também pode classificar sites em categorias para obter uma visão mais clara de como parte do seu tempo online é gasto em sites relacionados ao trabalho e em entretenimento.

TimeStats

5. StayFocusd

Se você não gostar do formato dos relatórios obtidos com o TimeStats, você pode tentar usar o StayFocusd. Esta extensão permite que você limite a quantidade de tempo gasta em um determinado site. Essa restrição permite que você não se perca no buraco sem fim da internet.

A StayFocusd é uma boa opção para pessoas que sentam na frente do computador e juram que serão produtivas. No entanto, 12 horas depois, ela apenas verificou o seu e-mail, status do Facebook, pesquisou os trending topics no Twitter, leu seu feed RSS, viu o clipe novo daquela banda, stalkeou o crush em todas as redes sociais, e assim por diante. Tudo o que você não fez foi trabalhar.

A extensão é altamente configurável e permite bloquear ou permitir sites inteiros, subdomínios, caminhos, páginas, ou até mesmo conteúdo específicos (como jogos, vídeos, imagens, etc).

StayFocusd

E você, tem alguma dica de extensão para aumentar a produtividade e fugir das distrações da web? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: PC World

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.