Publicidade

Realme mostra celular que também é uma "câmera profissional"

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Bruno Bertonzin/Canaltech
Bruno Bertonzin/Canaltech
Tudo sobre Realme

A Realme aproveitou a MWC 2025 para mostrar um conceito de celular que permite acoplar lentes de câmeras profissionais. Chamado de Realme Ultra, o dispositivo tem chamado a atenção de quem passa pelo evento. 

O maior diferencial do dispositivo está na presença de um grande sensor customizado CMOS, da Sony, na parte traseira. Ao lado dele estão mais dois sensores com amplas dimensões de 1 polegada. 

Por meio de um encaixe parecido com os das câmeras, é possível aliar o conjunto com lentes capazes de realizar o zoom óptico de 3x ou 10x, com componentes levados pela Realme para a MWC. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embora esse nível de aproximação não seja novidade em celulares, o uso das lentes profissionais dá qualidade extra aos resultados, especialmente em aspectos como nitidez e profundidade de campo, por exemplo. 

Além das opções fornecidas pela Realme, o Ultra é compatível com todas as lentes do padrão M, muito comum em câmeras Leica, por exemplo. Contudo, como o software é feito para zoom de 3x ou 10x, pode ser necessário fazer adaptações extras para o conjunto funcionar corretamente. 

Realme Ultra é celular conceito

Por enquanto, o Realme Ultra não passa de um conceito, que procura levar os aspectos de câmera a um novo extremo. O portal Digital Trends indicou que, embora seja uma solução para tirar fotos com qualidade sem precedentes em celulares, ela ainda esbarra em alguns problemas de praticidade. 

O mais óbvio deles é o equilíbrio, já que se torna difícil segurar o smartphone com o peso da lente na parte traseira. Além disso, carregar o conjunto de celular e lentes na mochila não é a tarefa mais simples. 

Outro problema é que o dispositivo não conta com suporte para estabilização óptica ou eletrônica de imagem (OIS ou EIS, respectivamente). Por isso, os resultados tendem a ficar borrados caso as mãos não estejam bastante firmes na hora da captura. 

Continua após a publicidade

Não há previsão para vendas do Realme Ultra, ou de qualquer outro dispositivo que tenha uma proposta semelhante à dele. 

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Galaxy S25 Ultra x iPhone 16 Pro: quem vence em câmeras?