Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube e Universal fazem parceria para remasterizar videoclipes clássicos

Por| 20 de Junho de 2019 às 13h30

Link copiado!

YouTube e Universal fazem parceria para remasterizar videoclipes clássicos
YouTube e Universal fazem parceria para remasterizar videoclipes clássicos
Tudo sobre YouTube

O YouTube anunciou uma parceria com o Universal Music Group para remasterizar videoclipes clássicos de todas as épocas. A abrangência da seleção aparece já na lista inicial, disponível exclusivamente no serviço e composta por 100 vídeos, incluindo nomes que vão de Beastie Boys, Meat Loaf, No Doubt e Lionel Richie a Maroon 5 e Lady Gaga.

Os videoclipes remasterizados estão disponíveis nos canais dos próprios artistas e substituem os originais, mas sem que os músicos percam métricas, números de visualização e outros aspectos obtidos desde sua publicação original. A promessa é a da melhor qualidade de áudio e vídeo disponível na internet.

Segundo o YouTube e a Universal, essa primeira leva é apenas o começo, com o trabalho sendo realizado, ao todo, em mil clipes. Novos títulos serão adicionados a cada semana até o final do ano que vem, com a parceria abrangendo alguns dos trabalhos mais importantes da história da música, que além de plenamente disponíveis e arquivados na internet, agora aparecerão com a maior qualidade possível.

Continua após a publicidade

O trabalho deve ser mais perceptível, é claro, nos clipes mais antigos. Por mais que muitos artistas da Universal tenham a coleção completa de vídeos disponível no YouTube, alguns estavam disponíveis em padrões obsoletos, com aspecto de tela 4:3, som mono e orientação original, voltada para as televisões de tubo da época. Eles funcionavam perfeitamente, mas a ideia por trás da remasterização é garantir que tudo apareça bonito nas telas de celulares, TVs de tela grande e outros dispositivos.

Outro ponto que motivou a escolha são aniversários especiais de alguns conteúdos, como é o caso de Sabotage, dos Beastie Boys, que faz 25 anos de seu lançamento em 2019. Bad Romance, da Lady Gaga, comemora 10, e Free Fallin, de Tom Petty, chegou há 30 anos — e todos aparecem nessa primeira leva de remasterizações disponibilizada no YouTube.

As novas versões estão disponíveis tanto para usuários gratuitos do YouTube quanto para assinantes do serviço Music. Os vídeos retrabalhados ganham uma indicação logo no início da descrição, sendo marcados como remasterizados logo na primeira linha.

Continua após a publicidade

Fonte: YouTube