Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify está liberando ferramenta de letras de músicas para mais usuários

Por| 19 de Fevereiro de 2020 às 16h45

Link copiado!

Spotify está liberando ferramenta de letras de músicas para mais usuários
Spotify está liberando ferramenta de letras de músicas para mais usuários
Tudo sobre Spotify

Versões anteriores do Spotify contavam com parcerias para a reprodução de letras em conjunto com as músicas ouvidas no serviço de streaming — mais notavelmente, o MusicXMatch. Entretanto, a plataforma sueca de streaming acabou removendo essas parcerias e usuários ficaram sem letras.

Um recurso que a empresa vem testando desde o fim de 2019, porém, parece estar acessível a uma boa gama dos assinantes, já que, segundo o Android Police, mais e mais usuários estão relatando enxergarem letras reproduzidas simultaneamente às músicas durante uma sessão de streaming.

Pelo que informam os usuários no Twitter, a função tem disponibilidade aleatória: um usuário disse ver as letras na versão beta do aplicativo do Spotify (8.5.46.848), ao passo que um outro internauta, que tem a mesma versão instalada, não as tem reproduzidas. Em outras palavras, a habilitação do recurso é algo feito no que o jargão tecnológico costuma chamar de server side, ou seja, são instaladas no servidor da empresa e não na versão do aplicativo baixado pelo cliente. A diferença entre as duas situações é a de que, quando instalada no servidor, a empresa pode determinar uma pré-seleção de consumidores recipientes, enquanto a atualização comum é escrita no código do aplicativo, e uma vez feita, é liberada para toda a base de usuários.

Continua após a publicidade

Alguns relatos apontam que as letras novamente vêm como cortesia de uma integração do Spotify ao serviço de músicas MusicXMatch, o mesmo de alguns anos atrás. Outros dizem que a função, praticamente uma exclusividade mobile, também deu as caras no player para desktop — mas não há claridade se isso refere-se ao player online ou ao app baixado pela loja do Windows.

Continua após a publicidade

O recurso de exibição de letras musicais é um que a concorrência sempre teve em vantagem ao Spotify, desde que a plataforma sueca removeu isso de suas versões anteriores: tanto o Apple Music como o YouTube Music possuem a função ativada por padrão, enquanto o Deezer também conta com esse parâmetro. Um retorno disso por parte do Spotify o coloca em pé de igualdade no que tange à usabilidade de suas funções em relação à concorrência.

Até o momento, o Spotify não se manifestou sobre o caso, então se você quiser saber se pode cantar as músicas da sua playlist, tente reproduzir uma delas: as letras devem aparecer automaticamente, se você for um usuário de sorte. Se não, vai ter que esperar mais um pouco.

Fonte: Android Police