Spotify está liberando ferramenta de letras de músicas para mais usuários

Por Rafael Arbulu | 19 de Fevereiro de 2020 às 16h45
Tudo sobre

Spotify

Saiba tudo sobre Spotify

Ver mais

Versões anteriores do Spotify contavam com parcerias para a reprodução de letras em conjunto com as músicas ouvidas no serviço de streaming — mais notavelmente, o MusicXMatch. Entretanto, a plataforma sueca de streaming acabou removendo essas parcerias e usuários ficaram sem letras.

Um recurso que a empresa vem testando desde o fim de 2019, porém, parece estar acessível a uma boa gama dos assinantes, já que, segundo o Android Police, mais e mais usuários estão relatando enxergarem letras reproduzidas simultaneamente às músicas durante uma sessão de streaming.

Spotify está aos poucos voltando a exibir letras juntos das canções reproduzidas

Pelo que informam os usuários no Twitter, a função tem disponibilidade aleatória: um usuário disse ver as letras na versão beta do aplicativo do Spotify (8.5.46.848), ao passo que um outro internauta, que tem a mesma versão instalada, não as tem reproduzidas. Em outras palavras, a habilitação do recurso é algo feito no que o jargão tecnológico costuma chamar de server side, ou seja, são instaladas no servidor da empresa e não na versão do aplicativo baixado pelo cliente. A diferença entre as duas situações é a de que, quando instalada no servidor, a empresa pode determinar uma pré-seleção de consumidores recipientes, enquanto a atualização comum é escrita no código do aplicativo, e uma vez feita, é liberada para toda a base de usuários.

Alguns relatos apontam que as letras novamente vêm como cortesia de uma integração do Spotify ao serviço de músicas MusicXMatch, o mesmo de alguns anos atrás. Outros dizem que a função, praticamente uma exclusividade mobile, também deu as caras no player para desktop — mas não há claridade se isso refere-se ao player online ou ao app baixado pela loja do Windows.

O recurso de exibição de letras musicais é um que a concorrência sempre teve em vantagem ao Spotify, desde que a plataforma sueca removeu isso de suas versões anteriores: tanto o Apple Music como o YouTube Music possuem a função ativada por padrão, enquanto o Deezer também conta com esse parâmetro. Um retorno disso por parte do Spotify o coloca em pé de igualdade no que tange à usabilidade de suas funções em relação à concorrência.

Até o momento, o Spotify não se manifestou sobre o caso, então se você quiser saber se pode cantar as músicas da sua playlist, tente reproduzir uma delas: as letras devem aparecer automaticamente, se você for um usuário de sorte. Se não, vai ter que esperar mais um pouco.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.