Sergio Mendes | Músicos e amigos lamentam morte do ícone da bossa nova
Por Paulinha Alves | •

Sergio Mendes, um dos nomes mais importantes da música brasileira, responsável por levar o gênero da bossa nova para o mundo, morreu na sexta-feira (7), em Los Angeles, aos 83 anos. A notícia foi confirmada pela família do músico, que não deu detalhes sobre a causa do falecimento, embora se saiba que Mendes vinha enfrentando uma série de doenças em decorrência de um problema respiratório.
Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Sergio Mendes começou sua carreira ainda no início dos anos 1960, quando com o Sexteto Bossa Rio e, mais tarde, com o Sérgio Mendes & Brasil '66, passou a levar canções da bossa nova, jazz, MPB e samba pela Europa e Estados Unidos.
Um de seus maiores clássicos, Mas que Nada, versão em bossa nova da letra escrita por Jorge Ben Jor, foi o primeiro grande sucesso de sua carreira. Lançado em 1966, o hit foi regravado quarenta anos depois pelo músico com o grupo Black Eyed Peas, tornando-se um fenômeno instantâneo e voltando a tocar nas rádios de todo o mundo.
Ao todo, Mendes teve mais de 60 anos de carreira, 30 discos lançados, um Grammy Award, dois Grammys latinos e uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original. Essa última ocorreu graças a música Real in Rio, faixa composta pelo músico em parceria com Carlinhos Brown, Seidah Garrett, Mikael Mutti e John Powell para a trilha sonora do filme Rio.
- Rival do Spotify: assine Amazon Music Unlimited para ouvir suas músicas preferidas! Apenas 16,90/mês
Despedidas a Sergio Mendes marcaram noite de sexta-feira (6)
Nas redes sociais, amigos, companheiro de trabalho e fãs lamentaram a morte do compositor, que há anos morava nos Estados Unidos, embora nunca tenha deixado suas raízes e influências brasileiras de lado.
No Instagram, Milton Nascimento postou o último encontro que teve com o artista, ocorrido em 2022, nos bastidores de um show em Los Angeles. “Muito triste com a passagem do meu querido amigo Sérgio Mendes. [...] Foram muitos anos de amizade, parceria e música, e ele estará para sempre comigo, em meu coração. Todo o meu amor à sua família. Descanse em paz, querido gênio”, escreveu.
Carlinhos Brown também postou um longo relato sobre o músico, no qual conta da admiração que sentia pelo artista antes mesmo de conhecê-lo e gravarem juntos o álbum Brasileiro.
“Ele [Sergio Mendes] foi o primeiro grande misturador da música mundial com a música do Brasil”, escreveu Brown . “Um grande músico, um grande cara. Sua partida se dá em uma sexta-feira, dia de Oxalá, a quem sua crença se fortalecia. Que ele mesmo seja uma luz junto a Deus. Que todos os espíritos de luz conduzam esse homem tão especial, tão inspirado.”
Artistas como Fafa de Belém, John Legend, Will.i.am e João Bosco também prestaram suas homenagens ao compositor. O grupo Black Eyed Peas, que regravou com Mendes o hit Mas que Nada, fez algumas postagens sobre a despedida do músico nos Stories do Instagram. Além de desejar que ele descansasse em paz, a banda escreveu “Uma amizade eterna. Sempre em nosso coração”.
Sergio Mendes deixa a esposa, a cantora Gracinha Leporace, com quem era casado desde 1970, e cinco filhos.