Ouça o System Beeps, álbum musical criado com sons emitidos por uma placa-mãe

Por Redação | 12 de Fevereiro de 2019 às 16h05

Esqueça a música digital baseada em samples. O último lançamento pra incluir em sua playlist faz uma viagem no tempo e celebra o modesto PC Speaker. Sempre ofuscado por trilhas sonoras de jogos e mais tarde substituído por poderosas placas de som, o pequeno alto-falante nunca teve seu devido valor. Mas com uma composição cuidadosa e o uso adequado de técnicas avançadas de Chiptune, um programador que também é músico conseguiu gravar um álbum inteiro utilizando essa plataforma de áudio extremamente limitada.

System Beeps foi criado por Alexander Semenov usando apenas os recursos de som do alto-falante embutido na placa-mãe — e se você está pensando em bips e mais bips (tudo legitimamente monofônico e em onda quadrada), acertou. O músico demorou quase um ano e meio para finalizar o álbum composto por 23 faixas que totalizam 26 minutos de uma sonoridade conceitual e única. Se a ideia é ir a fundo, é possível fazer um download de 42 Kb e reproduzir o álbum por meio de um emulador de DOS, mas no YouTube também é possível ouvir e ver o System Beeps em ação.

Apreciar sons brutos de placa-mãe de um computador pode até ser fácil, mas criá-los pode ser um pouco mais complicado. Semenov explicou que ao desenvolver o System Beeps teve não só que trabalhar dentro das limitações do hardware mas também encontrar maneiras inteligentes de expandir o que o ele pode fazer para tornar certos sons mais audíveis para o ouvinte.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Se além de ouvir o System Beeps você quiser entender melhor como o álbum foi criado, saiba que o programador dedicou um artigo com explicações detalhadas sobre o projeto.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.