Como copiar músicas de um CD para o PC

Por Douglas Ciriaco

Comprar CDs não é a forma mais convencional de se consumir música na atualidade, convenhamos. Com serviços de streaming de música a preços acessíveis, o bom e velho YouTube e ainda outros serviços que os próprios artistas utilizam para compartilhar seus trabalhos, como Soundcloud e Bandcamp, comprar mídias físicas parece coisa do passado.

Mas isso ainda acontece. E se você costuma adquirir CDs ou então tem uma coleção razoável em sua casa, talvez pense que seria melhor ter tudo aquilo dentro do computador sem ter que baixar ou adquirir a versão digital. E é claro que é possível converter discos de música para arquivos sem ter que pagar nada por isso e de um jeito bem simples.

É justamente isso que você vai aprender agora. Neste tutorial, vamos ensinar a usar o programa CDex, um dos mais clássicos, simples de usar e avançados do gênero, capaz de converter as músicas de um CD para arquivos MP3 mantendo nome do artista, das músicas, do álbum e tudo mais.

Passo 01

Vá até o site oficial do CDex e faça o download do programa.

Passo 02

Depois de baixar e instalar o software em sua máquina, abra-o para começar a conversão. Obviamente, você precisa inserir o disco que será copiado no drive do seu computador. Caso o nome das músicas e do artista não apareçam na listagem, clique sobre a opção “CDDB” e depois em “Read remote freedb”.

Copiar música do CD para o PC

Com isso, o programa vasculha em um banco de dados as informações sobre o disco. Se esta opção não retornar qualquer resultado, tente algumas das outras opções presentes no menu “CDDB” — cada uma delas representa uma base de dados diferente.

Passo 03

Agora, basta clicar sobre o segundo botão presente na barra lateral do programa ou então pressionar a tecla F9 para começar a converter o disco para MP3. Só isso já é o suficiente e, ao final do processo, você terá as músicas em arquivos individuais para escutar sem precisar do CD.

Copiar música do CD para o PC

Enquanto o CDex trabalha, ele informa o progresso da conversão, quanto tempo já passou e quanto ainda falta para que tudo seja concluído.

Copiar música do CD para o PC

Observações

Por padrão, o CDex converte os arquivos para o formato MP3 e salva tudo na pasta de músicas do seu PC. Entretanto, isso tudo pode ser alterado nas configurações do programa — clique sobre o botão em forma de engrenagem presente na barra lateral.

Copiar música do CD para o PC

Lá, você pode navegar pelas opções e escolher aquelas que dão conta das suas necessidades. Vale lembrar que, caso não saiba o que está fazendo, o ideal é não alterar nada e usar o programa como descrito aqui em cima. Isso já basta para ter uma experiência satisfatória com o CDex.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.