Canaltech define quais são as melhores músicas da Disney de todos os tempos

Por Rafael Rodrigues da Silva | 20 de Julho de 2019 às 13h20

Nesta quinta-feira (18), o remake de O Rei Leão estreou nos cinemas de todo o mundo, fazendo-nos lembrar novamente de nossas infâncias e do amor que todos nutrimos pela Disney. Assim, nós reunimos toda a redação do Canaltech para tentar decidir qual é a melhor música Disney de todos os tempos, e os resultados dessa pesquisa você pode conferir (e, preferencialmente, ouvir) logo abaixo:

Be Prepared / Se Preparem

Scar é um dos vilões mais queridos pelos fãs da Disney, e Be Prepared (Se Preparem na versão em português) é a música onde ele pode mostrar toda a sua malícia. De acordo com nossa editora Patricia Gnipper (@patriciagnipper), a canção não apenas é tenebrosa e angustiante, mas também é um belo paralelo com a política nacional atual, onde a frase “que os amigos não me desamparem, se preparem” nunca pareceu tão profética.

I Just Can’t Wait To Be King / O Que Eu Quero Mais é Ser Rei

O Rei Leão é uma das animações mais amadas da Disney, assim não é de se espantar que as músicas do filme sejam algumas das mais lembradas pelos fãs. E, como lembra bem Patricia, que considera a música I Just Can't Wait To Be King (O Que Eu Quero Mais é Ser Rei na versão em português) não apenas divertida como quase que uma brisa na animação de 1994 — e é só assistir a cena que é possível entender o porquê.

Let It Go / Livre Estou

Frozen é um dos maiores sucessos da Disney da década de 2010, e foi a primeira de uma recente “ressurreição” da empresa como criadora de grandes animações na última década. E a canção Let It Go (Livre Estou na versão em português) é um verdadeiro “hino rock and roll” da Disney, e talvez seja a canção que melhor explica um ideal de descobrimento millennial, onde a rebeldia está em simplesmente ignorar todas as expectativas depositadas sobre você e viver do jeito que achar melhor.

Tale as Old as Time / Sentimentos

A cena da dança é um dos momentos mais mágicos de A Bela e a Fera, e isso é possível não apenas graças à beleza dos próprios traços do castelo que brilham com a paixão de ambos durante a dança, mas também à bela canção Tale as Old as Time (Sentimentos na versão em português) que acompanha todo o momento.

Reflections / Imagem

A história da garota que finge ser um homem para ir lutar na guerra no lugar do pai faz de Mulan uma das animações mais profundas da Disney, e a música Reflections (Imagem na versão em português) é onde conhecemos bem todo o conflito que existe dentro da personagem. Como bem colocado por nossa redatora Natalie Rosa (@natalierosa), a letra da música é tão tocante quanto toda a história de Mulan e por isso merece ser lembrada.

We Know The Way / Pra Ir Além

Mais uma música que ajuda a tornar Moana um clássico instantâneo da Disney. Como bem lembra nossa social media Beatriz Vaccari (@vaccaribia), essa é a primeira música de uma animação da Disney que não é cantada totalmente em inglês na versão original, e além de conter uma letra poderosa, os trechos cantados na língua maori fazem com que We Know The Way (Pra Ir Além na versão em português) tenha uma riqueza cultural imensa.

Friend Like Me / Nunca Teve um Amigo Assim

Robin Williams mudou a trajetória da Disney — e das animações em geral — ao aceitar fazer o papel do Gênio em Aladdin. E, não apenas sua performance no geral, mas algo que ficou marcado não apenas na infância de nosso redator Rafael Arbulu (@TheArbulu), mas também na de qualquer um que viveu nos anos 90 foi a música Friend Like Me (Nunca Teve um Amigo Assim na versão em português).

Strangers Like Me / Estranhos Como Eu

Ainda que Tarzan não esteja no panteão dos melhores filmes da Disney, a trilha sonora da animação é uma das melhores já criadas talvez na história do cinema, e um dos maiores destaques dela é Strangers Like Me (Estranhos Como Eu na versão em português). Como bem aponta nossa crítica de cinema Laísa Trojaike (@LaisaTrojaike), mesmo fora do contexto do filme ela continua sendo uma linda metáfora sobre a relação entre o eu e o outro, fazendo com que ela tenha significado até mesmo para quem não assistiu o filme.

Shiny / Brilhe

Ainda que Moana seja uma animação relativamente recente da Disney, a qualidade de suas músicas já a tornou automaticamente um clássico. E é possível ver bem essa qualidade na música Shiny (Brilhe na versão em português), uma das melhores “músicas de vilões” das animações Disney. Como é melhor explicado pela nossa crítica de cinema Laísa Trojaike, ela é ao mesmo tempo tensa, divertida e maravilhosa, e foi a responsável por a fazer gostar de Moana.

A Whole New World / Um Mundo Ideal

Uma das canções mais famosas do clássico Aladdin, A Whole New World (Um Mundo Ideal na versão em português) é um dos melhores exemplos de duetos românticos da DIsney. Assim como o nosso redator Wagner Wakka (@wakkalves), a canção marcou a infância de muita gente, e é um dos motivos de até hoje Aladdin ainda ser lembrado com tanto carinho pelos fãs.

Go The Distance / Vencer Distâncias

Hércules não é uma animação muito lembrada por suas músicas, mas Go The Distance (Vencer Distâncias na versão em português) é uma canção vista por muito carinho pela nossa equipe. Beatriz Vaccari, nossa social media, lembra que ela é uma linda música sobre autoconfiança, acreditar em si mesmo e conquistar seus sonhos, enquanto o redator Felipe Ribeiro (@felipe_ribeiro) elogia muito a performance de Michael Bolton (que canta a canção no original em inglês), que afirma ser de arrancar lágrimas de tanta emoção.

I’ll Make a Man Out of You / Homem Ser

Mulan é uma das animações da DIsney lembradas com mais carinho pela equipe do Canaltech, e praticamente todos concordam que I’ll Make a Man Out of You (Homem Ser na versão em português) é a música de maior destaque não apenas do filme, mas uma das melhores da Disney no geral. Nossa social media Beatriz Vaccari aponta que, apesar da letra machista, a música em conjunto com o que é mostrado no filme ganha todo um outro sentido, já que é a mulher que se mostra muito mais capaz do que todos os outros homens do exército. O mesmo fato é apontado também pelo nosso redator Felipe Ribeiro, que lembra também que, além da letra de superação, a própria música em si é daquele tipo bem “grudenta”, que fica por horas na cabeça.

Under The Sea / Aqui no Mar

Mesmo que A Pequena Sereia seja um filme que não envelheceu tão bem frente à todo o recente discurso de poderio feminino, algo que não envelhece são os acordes de Under The Sea (Aqui no Mar na versão em português). Para o redator Wagner Wakka, essa é a melhor canção da Disney de todos os tempos, enquanto este que vos fala (Rafael Rodrigues, redator que pode ser encontrado no @rafaonoia) afirma que essa talvez seja a única música Disney que não só apareceria em uma lista de melhores da empresa, mas também um em Top 100 da Billboard de melhores canções de todos os tempos.

E com isso chegamos ao top 5 de músicas da Disney de acordo com a equipe do Canaltech, e agora iremos em ordem crescente, ou seja, da quinta para a considerada como a melhor de todos os tempos da Disney pela equipe de redação. E a número cinco da lista fica com:

You’ve Got a Friend In Me / Amigo Estou Aqui

Toy Story é um dos filmes mais queridos de qualquer pessoa com mais de 25 anos, e You’ve Got A Friend In Me (Amigo Estou Aqui, na versão em português) é uma ode não apenas à amizade de Buzz e Woody, mas também foi algo que embalou a amizade real de muita gente.

Wagner Wakka, redator: “Eu acho muito interessante como que a versão brasileira desta música consegue dar um ar de Jovem Guarda para o original em inglês. É uma música sobre amizade em um filme que trata basicamente de brinquedos. Acho bonita.”

Sérgio Oliveira (@srsoliveira_), editor: “Num mundo que cada vez mais valoriza o individualismo e a autossuficiência, ouvir Amigo Estou Aqui é como levar um golpe muito forte no estômago. Muito mais do que amizade, essa canção fala de empatia, de se importar com o outro e de se colocar à disposição principalmente nos momentos mais difíceis. Coisa rara nos dias de hoje. Uma verdadeira lição.”

Luciana Zaramela (@zaramelis), editora:You've Got a Friend in Me, de Randy Newman, foi um gol de placa para Toy Story".

Can You Feel The Love Tonight / Nesta Noite o Amor Chegou

Uma das músicas mais românticas compostas para uma animação, Can You Feel The Love Tonight (Nesta Noite o Amor Chegou, na versão em português) é um verdadeiro hino e uma das melhores composições de uma carreira tão estrelada quanto a de Elton John.

Patricia Gnipper, editora: “Gracinha que faz a gente chorar de amor pra compensar o quanto a gente chorou de tristeza com a morte do Mufasa”.

Felipe Demartini (@demartinifelipe), editor: “Muita gente conheceu Elton John na infância por causa de Can You Feel The Love Tonight. E esse é só um dos inúmeros méritos de O Rei Leão”.

Natalie Rosa, redatora: “Musicão de Elton John que dá vontade de chorar lembrando do filme”.

Hakuna Matata

Uma das músicas mais “good vibes” da Disney, Hakuna Matata não apenas ajudou o jovem Simba a lidar com os seus problemas, mas também a diversas crianças e adolescentes do Canaltech a lidar com suas ansiedades.

Sérgio Oliveira, editor: “O grande barato dessa música é que ela nos ensinou desde muito cedo que às vezes a gente precisa simplesmente ativar o botão do "fod*-se" na vida, esquecer dos problemas e seguir adiante. Claro, naquela época a gente não entendia assim, de maneira tão crua, mas acredito que o subconsciente associou isso muito bem e hoje essa é uma lição que muita gente leva para a vida”.

Laísa Trojaike, crítica de cinema: “Porque, além de ser lindo dizer, já me ajudou a lidar com os problemas. De verdade. Timão e Pumba me ensinaram a gostar de Disney”.

Rafael Arbulu, redator: “É provavelmente a principal razão pela qual eu assisto animações dubladas, preferencialmente. Ao contrário dos filmes em live action, eu sempre preferi os desenhos em Pt-br e, para mim, Hakuna Matata em português saiu melhor que o original em inglês”.

Talita Ruiz, marketing: “Não tem como não sentir vontade de viver ouvindo essa música”.

You’ll Be In My Heart / No Meu Coração Você Vai Sempre Estar

Ainda que o filme Tarzan não figure em nenhum “top qualquer coisa” de animações da Disney, a trilha sonora dele é uma das mais caprichadas já produzidas pelo estúdio, e You’ll Be In My Heart (No Meu Coração Você Vai Sempre Estar na versão em português) consegue emocionar tanto no original de Phil Collins quanto no na versão brasileira cantada por Ed Motta.

Felipe Demartini, redator: Muita gente conheceu Phil Collins, ainda na infância, por causa dessa música. E só por isso You'll Be in My Heart já merece ser citada”

Rafael Arbulu, redator: “foi a primeira vez que vi um documentário de como era a produção de trilha sonora de uma animação da Disney. Phil Collins meio que marcou”

Talita Ruiz (@talitando), marketing:You’ll Be In My Heart é a marca registrada do meu casal favorito da Disney - Tarzan e Jane.”

Rafael Rodrigues, redator: “o desenho do Tarzan nem é tão bom assim, mas a trilha sonora de Phil Collins é uma das melhores da Disney, e You'll Be In My Heart me dá arrepios até hoje seja na versão original ou na brasileira cantada pelo Ed Motta.”

Circle of Life / O Ciclo da Vida

Para a surpresa de absolutamente ninguém, uma música de O Rei Leão foi considerada pela equipe do Canaltech como a melhor canção da Disney de todos os tempos. Circle of Life (Ciclo da Vida na versão em português) é responsável por uma das melhores aberturas da história do cinema, assim não é de se espantar que ela tenha terminado no primeiro lugar dessa lista.

Talita Ruiz, marketing: “Além da letra ser incrivelmente linda a cena do que ela faz trilha é de arrepiar”

Felipe Ribeiro, redator: “Considero O Rei Leão o maior e melhor produto da Disney em todos os tempos e, certamente, foi o filme que mais assisti na vida. É um filme bem pesado e parte disso se deve à trilha sonora. Essas duas músicas, somadas às suas versões orquestradas, são de arrepiar todos os fios de cabelo. Aliás, a cena do Simba subindo na Pedra do Rei para o rugido final é de uma emoção que eu não vi em qualquer outro filme ainda”

Sérgio Oliveira, editor: “Seja na versão legendada ou dublada de O Rei Leão, Circle of Life leva qualquer pessoa às lágrimas já nos primeiros segundos de filme. Letra e melodia se encaixam perfeitamente com as cenas do filme, numa sincronia tão incrivelmente surpreendente quanto o próprio ciclo da vida. E quando a gente se toca do verdadeiro significado não só da letra, mas de todo o filme, aí sim é que as lágrimas vêm.”

Felipe Demartini, redator:O Rei Leão é um filme muito triste e pesado, apesar das cores e da alegria de diferentes momentos. E a Disney já começa fazendo a gente chorar com essa pérola, que fala sobre o nascimento que inicia este ciclo. Quem nunca levantou o gato pelo sovaco tentando emular essa cena?”

Menção Honrosa

Além das músicas citadas aqui, é preciso lembrar que a Disney não apenas cria canções excelentes, mas também dá novo significado com suas animações a músicas conhecidas. Como The One That I Want, da trilha sonora do filme Grease: Nos Tempos da Brilhantina, que nossa editora Patricia Gnipper bem lembra que já foi usada para embalar o amor de cães e gatos e um dos especiais da Disney.

Ela também lembra que a parceria da DIsney e Elton John não começou apenas em O Rei Leão, e que o cantor já fez um dueto de seu clássico Don’t Go Breaking My Heart com Minnie Mouse bem antes de o filme de Simba e Mufasa começar a ser produzido.

Outra de nossas editoras, Luciana Zaramela, lembra também que a maioria dos desenhos mais antigos da Disney tinham basicamente toda a sua narrativa conduzida pela música. Ela destaca The Mad Doctor, uma animação de 1933 que foi uma das primeiras aparições do personagem Mickey Mouse.

Agora, se você não concorda com o nosso ranking, não precisa nos xingar: nós sabemos que o gosto por uma música em específico é muito subjetivo, e provavelmentes as suas músicas preferidas são diferentes das nossas. Assim, a caixa de comentários é serventia da casa, e pode ter certeza que ouviremos todas as sugestões que vocês nos mandarem — até porque ainda está para existir uma música DIsney que não seja boa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.