YouPix Summit 2025 debate expansão e futuro da Creator Economy em São Paulo
Por Elisa Fontes • Editado por Claudio Yuge |

São Paulo recebe nesta segunda-feira (29) o YouPix Summit 2025, o maior evento de Creator Economy do país, que acontece no Transamérica Expo, zona sul da capital paulista. No painel de abertura, Rafaela Lotto, CEO da YouPix, empresa de consultoria e mentoria para criadores de conteúdo, fez um balanço sobre os desafios e as oportunidades da economia criativa no Brasil e agradeceu o apoio de patrocinadores como Magalu, Amazon, Samsung e Sebrae.
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Com experiência de mais de 20 anos no mercado do marketing digital, a especialista frisou que o ramo de influenciadores digitais e criadores de conteúdo têm uma importância cada vez maior dentro da economia.
“A gente está falando de uma economia empreendedora bastante aquecida. Temos os mesmos problemas, os mesmos desafios, mesmas dores que qualquer outra empresa que precisa pagar imposto, que precisa de contador, entender o fluxo de caixa, e muitos creators fazem isso a duras penas”, afirmou durante o painel “What's Next - A Creator Economy BR não será como antes."
As quatro eras da economia criativa
Ao longo da evolução das redes sociais, a criação passou por transformações e foi amadurecendo. Rafa Lotto apresentou quais são as quatro eras da Economia Criativa:
- 1ª Websfera (anos 90, início 2000): tempos de Orkut e os primórdios das redes sociais, nos quais todos éramos criadores de conteúdo. Segundo ela, foi nessa época que o mercado começou a abrir portas para remunerar os conteúdos;
- 2ª Influencers (2014 a 2020): é o marco do nascimento do digital influencer. As pessoas começam a acumular audiência e fechar parcerias com marcas;
- 3ª Empreendedores (2021 a 2023): as demandas fazem do creator também uma pessoa empreendedora. Muitos precisaram expandir seu negócio para mais fontes de receita, sem dependência algorítmica, e contratar equipes. Nessa era, as marcas próprias dos influenciadores surgem com mais força;
- 4ª Startups (2023 até o momento): a era atual conta com a expansão das empresas criadas por creators em ascensão e até mesmo outros ramos surgindo para dar apoio e consultoria a eles.
A CEO da YouPix também apresentou o mapa da Creator Economy, mostrando quais são os pilares desse mercado. Durante esse ano, alguns desafios despontaram como por exemplo a questão da regulação, da responsabilidade e da profissionalização dessas novas profissões.
“Todas as narrativas coexistem”, disse em relação aos influencers que hoje fecham parcerias com bets e dualidade de ética, compromisso com lucratividade e oportunismo. “E, sim, o nosso mercado vai conviver com esse paradoxo”, destacou.
Segundo ela, o mercado tem espaço para todas as vertentes, contudo a marca ainda olha para a reputação desses influenciadores e criadores de conteúdo. Empresas maduras estão construindo seu ecossistema de influência, enquanto as imaturas têm foco em soluções milagrosas, indica.
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