xAI de Musk entra com ação contra Apple e OpenAI e pede indenização por danos
Por Emanuele Almeida |

A empresa de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, entrou com uma ação judicial contra a Apple e a OpenAI nesta segunda-feira (25). A ação alega que as companhias atuaram em conjunto para manter monopólio e impedir a concorrência no mercado de IA.
- Elon Musk vai transformar Grok 3 em uma IA aberta; entenda o que muda
- Folha move ação contra OpenAI por uso não autorizado de reportagens
"Trabalhando em conjunto, os réus Apple e OpenAI mantêm mercados bloqueados para preservar seus monopólios e impedir inovadores como X e xAI de competir", afirma o documento.
O processo foi protocolado em um tribunal federal do Texas, nos Estados Unidos, e pede que a Justiça americana imponha uma liminar proibindo práticas de monopólio no setor pelas empresas.
A xAI também solicita indenização por danos alegadamente causados à empresa.
A ação cumpre a promessa feita por Musk no início do mês. Em publicação no X, ele declarou que processaria a Apple por violar regulamentações antitruste e por práticas na App Store que, segundo ele, prejudicam a visibilidade da IA Grok.
O Canaltech entrou em contato com Apple e OpenAI para obter posicionamento, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.
Parceria entre Apple e OpenAI
Segundo a ação, um dos motivos do processo é a parceria entre Apple e OpenAI para integrar o ChatGPT a iPhones, iPads e Macs.
"Se não fosse pelo acordo exclusivo com a OpenAI, a Apple não teria motivos para deixar de destacar o aplicativo X e o Grok em sua App Store", cita o processo.
Leia mais:
- Juiz acusa empresa de atrasar ação e aplica multa por mau uso de IA em processo
- Google perde processo sobre monopólio de anúncios nos EUA; entenda o caso
- O que é Grok Imagine? IA da empresa de Musk consegue gerar vídeos
VÍDEO: Rastreador Bluetooth: Como funciona a Moto Tag e a rede "Encontre Meu Dispositivo" do Google