Visa e Santander simplificam pagamento online com biometria no Brasil
Por Bruno De Blasi |

A Visa e o Santander dão início a um projeto-piloto inédito no Brasil que une tokenização em nuvem, biometria e pagamento com um clique em compras pela internet. A iniciativa também marca a estreia do Visa Payment Passkey no país.
- Como pagar usando NFC | Celular, cartão e relógio
- Carteira digital no Carnaval: vale a pena pagar tudo pelo celular?
Com a novidade, o consumidor consegue confirmar transações usando apenas a biometria já cadastrada no próprio celular ou computador. Assim, não é preciso digitar dados do cartão ao fazer as transações, por exemplo.
Na prática, o fluxo de compra funciona assim: ao pagar em uma loja virtual habilitada com o Click to Pay, o cliente do Santander faz uma única verificação pelo aplicativo do banco.
Em seguida, pode ativar a validação biométrica do dispositivo com o Payment Passkey e, nas compras seguintes, finalizar o pagamento com um toque ou reconhecimento facial.
A tecnologia por trás do processo é o Visa Cloud Token Framework, que substitui informações sensíveis como senhas, códigos SMS e dados do cartão por tokens criptografados armazenados na infraestrutura da Visa.
Menos fricção
A expectativa das empresas é que a integração dessas camadas de tecnologia reduza o abandono de carrinho e aumente a taxa de aprovação de compras, problemas que ainda afetam o varejo digital brasileiro.
Ao eliminar etapas que costumam gerar atrito no momento do pagamento, como o envio de códigos por SMS ou o preenchimento repetido de dados, a solução busca beneficiar toda a cadeia: consumidores, lojistas, bancos e operadoras de pagamento.
Para a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil, Tatiana Bortolotti, a iniciativa representa um avanço na forma como pagamentos digitais são protegidos e simplificados. “Para o consumidor, a autenticação contínua reduz etapas, aumenta a confiança nas transações e viabiliza experiências de compra mais fluidas e inteligentes no ambiente online”, afirmou.
Já o diretor de Cartões, Conta Corrente e Serviços Pessoa Física do Santander, Gustavo Santos, observa que a iniciativa leva ao e-commerce um nível de fluidez e segurança até então restrito a carteiras digitais fechadas.
O Santander é o primeiro banco a participar do piloto no Brasil. Enquanto os testes seguem em andamento, a Visa já trabalha para expandir a infraestrutura e permitir que outros emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais adotem a mesma tecnologia.
Leia mais: