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Veja quais bancos lideram o ranking de reclamações no Brasil

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Julho de 2022 às 15h20

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Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

O Banco Central (BC) divulgou nesta sexta-feira (22) a lista de bancos que receberam o maior número de reclamações de seus clientes no primeiro trimestre de 2022. Em um rol de 15 instituições financeiras, o C6 Bank ficou no topo, seguido relativamente de longe pelo BTG Pactual/Banco Pan, completando o pódio, vem o Banco Inter.

A posição no ranking não é definida pelo número de reclamações, já que neste cenário, bancos tradicionais e com mais correntistas sempre estariam no topo. O BC faz uma conta que leva em consideração o número de queixas julgadas como procedentes, dividido pela quantidade de clientes e multiplicado por 1 milhão. Quanto maior o índice, pior para o banco

Além de C6 Bank, BTG Pactual/Banco Pan e Banco Inter, alguns bancos maiores e com maior número de correntistas, como BMG e Santander também figuram entre as cinco instituições com maior índice de reclamações.

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Confira aqui a lista completa de bancos com maior índice de reclamações:

  1. C6 BANK (77,99)
  2. BTG Pactual/Banco Pan (68,20)
  3. Banco Inter (48,85)
  4. BMG (47,20)
  5. Santander (27,37)
  6. Bradesco (25,22)
  7. Mercado Crédito (24,96)
  8. Banco Original (21,59)
  9. PagBank-PagSeguro (14,87)
  10. Caixa Econômica Federal (13,17)
  11. Banco do Brasil (12,32)
  12. Itaú (12,26)
  13. Banco Votorantim (Banco BV) (8,17)
  14. NuBank (7,48)
  15. Midway S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento (2,87)

Entre os temas com maior número de reclamações contra os bancos estão Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, como cobranças indevidas de faturas e estornos não realizados.

Em seguida, irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito. Fechando o pódio estão problemas com ofertas ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.

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O ranking de reclamações do Banco Central é divulgado trimestralmente e, inicialmente, deveria ter sido publicado em abril. Contudo uma greve de servidores do BC que durou cerca de três meses e só terminou no último dia 5 de julho, acabou atrasando a divulgação do relatório. Agora, a previsão é que um novo relatório, este referente ao segundo semestre, deve ser divulgado no próximo dia 28.