Publicidade

TikTok tem bloqueio prorrogado nos Estados Unidos após novo decreto

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels
Tudo sobre TikTok

O TikTok teve o bloqueio adiado nos Estados Unidos (EUA) na segunda-feira (20), após a posse de Donald Trump. A medida foi tomada através de uma ordem executiva assinada pelo novo líder que exige que o Departamento de Justiça não aplique a regra que proíbe os serviços do app no país temporariamente.

"Estou instruindo o Procurador-Geral a não tomar nenhuma ação para fazer cumprir o Ato por um período de 75 dias a partir de hoje para permitir que minha Administração tenha a oportunidade de determinar o curso apropriado a seguir de forma ordenada", comandou o presidente no documento. 

O ato a que ele se refere é a segunda seção do "Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Aplication Act", uma lei reguladora de aplicativos estrangeiros que determinava o bloqueio da plataforma da ByteDance a partir de 19 de janeiro. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, durante o novo prazo, o presidente afirma que irá avaliar, junto a seus assessores, as preocupações de segurança nacional que o TikTok pode apresentar. Ele também diz que vai buscar uma resolução que proteja o país, enquanto tenta salvar o uso do aplicativo no território. 

O TikTok voltou a funcionar nos EUA?

Sim. No mesmo dia do bloqueio, no último domingo (20), o TikTok foi reativado para os usuários dos Estados Unidos. Eles foram notificados sobre o retorno da plataforma através de uma mensagem. O aplicativo também anunciou a novidade por meio de uma postagem no X (ex-Twitter).  

Na mensagem, o TikTok agradecia ao novo presidente pela determinação de adiamento do bloqueio e informava que a empresa estava no processo de restaurar o serviço. 

Leia mais:

VÍDEO: HISTÓRICO DO TIKTOK | Dicas | #Shorts

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*