Publicidade

Tesla | O que pode acontecer com Elon Musk depois de mais um tweet polêmico

Por| 26 de Fevereiro de 2019 às 21h40

Link copiado!

Tesla | O que pode acontecer com Elon Musk depois de mais um tweet polêmico
Tesla | O que pode acontecer com Elon Musk depois de mais um tweet polêmico
Tudo sobre Tesla

Na semana passada, uma briga que parecia ter terminado foi reacendida: a eterna disputa entre o CEO da Tesla, Elon Musk, e a SEC, o órgão federal que cuida das regras de comércio dos Estados Unidos.

Tudo começou, pra variar, com um tweet de Musk. No dia 20 de fevereiro, o bilionário tuitou que a Tesla iria produzir 500 mil carros no ano de 2019, e logo depois publicou um novo tweet de “retificação”, dizendo que a Tesla produziria 500 mil carros mas que iria enviar para as concessionárias apenas 400 mil.

Continua após a publicidade

Apesar de parecerem “inocentes”, esses tweets podem colocar Musk em apuros por conta de outro problema com tweets causado pelo bilionário no ano passado. Em setembro de 2018 ele tuitou que havia assegurado fundos para fechar o capital da empresa — uma informação mentirosa mas que fez com que as ações da Tesla subissem muito na abertura do mercado. Musk e a Tesla foram condenados pelo governo a pagar U$ 20 milhões em multas cada, e no acordo também estava especificado que Musk estava proibido de tuitar qualquer tipo de informação da Tesla que não fosse de conhecimento público.

Retorno aos tribunais

Assim, na segunda-feira (25) a SEC entrou com uma ação na Justiça acusando Musk de ter violado o acordo com o novo tweet, e agora Musk tem até o dia 11 de março para tentar chegar a um acordo antes que a SEC leve o caso para o tribunal.

De acordo com Peter Haveles, um advogado associado à firma Pepper Hamilton de Nova York, a decisão mais provável é de que Musk seja obrigado a pagar mais uma multa e seja novamente repreendido pelo sistema judiciário.

Continua após a publicidade

Já Elliot Litzker, um ex-agente da SEC, comentou com o Business Insider que há a possibilidade de a agência querer forçar a suspensão de Musk das atividades como CEO com a justificativa de que o bilionário provou que não consegue manter segredo as informações internas da empresa, mas concorda que o mais provável é que o bilionário tenha apenas mesmo que pagar uma nova multa.

Quando perguntado sobre a possibilidade de a SEC abrir um processo criminal, o consultor da SEC, Robert Quinn, revelou que esse é um caminho muito raro de ser trilhado em processos civis, mas que há sempre a possibilidade de a empresa se ver obrigada a tomar uma decisão dessas caso Musk transforme em hábito a violação dos termos do acordo, como forma de tornar o CEO um exemplo para que outros executivos não comecem a utilizar as redes sociais para manipular o mercado em favor de suas empresas.

Defesa fraca

Continua após a publicidade

Ainda que Musk e a Tesla defendam que não houve nenhuma violação de acordo porque o relatório fiscal do quarto trimestre de 2018 da Tesla já previa que a companhia fosse fabricar entre 350 mil e 500 mil veículos Model 3 em 2019, a SEC rejeitou a desculpa como válida.

Haveles, Quinn e Lutzker concordam que essa é uma desculpa que “não cola” e uma linha de defesa muito fraca porque o problema não está na informação contida no tweet em si, mas no fato de Musk ter propositalmente violado um acordo firmado com a SEC há pouco mais de três meses — e o fato de o advogado que defendeu o bilionário no processo ter pedido demissão logo após o tweet não ajuda em nada a linha da defesa.

Haveles afirma também que, ainda que Musk tenha publicado o tweet no meio da noite — e, por isso, não afetou diretamente o valor das ações da Tesla —, o conteúdo possuía informações capazes de valorizar o as ações da empresa, e que por isso era perigoso para a Tesla que seu CEO continuasse fazendo o que lhe dá na telha sem pensar nas consequências.

Linha dura para Musk

Continua após a publicidade

O próximo passo no processo será uma audiência onde advogados de Musk e da SEC irão levar o caso para a juiza Alison Nathan, a mesma que cuidou da disputa ano passado que terminou na multa para Musk e a Tesla e o acordo de não revelação de informações internas da empresa. Caso ela ache necessário, a juíza pode pedir ainda uma audição probatória, o que obrigaria Musk a comparecer pessoalmente para se explicar.

Antigo conhecido da juíza, Haveles alerta que Musk deverá levar a sério todo o processo se não quiser piorar ainda mais a situação, pois Nathan tem a fama de ser uma pessoa séria e bastante equilibrada em suas decisões, e que odeia sentir que está perdendo seu tempo com um réu que não leva o processo jurídico a sério, podendo ser bastante incisiva e punitiva nesses casos.

Por enquanto, ainda é muito cedo para sabermos no que mais esse processo de Musk irá dar, e provavelmente teremos novidades sobre o processo apenas em 11 de março. Mas talvez seja uma boa ideia para Musk se afastar um pouco do Twitter — pelo menos até a poeira baixar — caso não queira correr o risco de piorar ainda mais a situação dele e de sua montadora.

Fonte: Business Insider