STS 2025: inovação cearense usa IA para tornar corridas por app mais seguras
Por Elisa Fontes |

A segurança no transporte por aplicativo é uma preocupação que envolve tanto passageiros quanto motoristas. Foi pensando na prevenção que uma inovação cearense, desenvolveu a Zafira.IA, um sistema de inteligência artificial com tecnologia preditiva voltada para as corridas por aplicativo. A solução foi destaque pelo segundo ano consecutivo do Siará Tech Summit (STS), evento do Sebrae/CE que aconteceu até a última sexta-feira (10) em Fortaleza.
- Afinal, o que é inteligência artificial?
- 10 recursos de segurança da Uber para motoristas e passageiros
Na feira de exposições e cases de sucesso, a criação da desenvolvedora de software 704 Apps foi apresentada por Betho Costa, CTO da empresa. Segundo ele, a ideia partiu da necessidade de frear casos de violência e discriminação nesse tipo de transporte e fornecer um ambiente de prevenção.
“A solução que já existe hoje, de câmeras embutidas no carro, trata de uma situação de prova após incidente, após violência e são mais voltadas ao motorista. Se ele faz alguma coisa que foge da linha e apaga as imagens, não há nada para o passageiro também. E a gente entende que precisa fazer conjunto, por isso que a gente coloca que a viagem é monitorada pela Zafira”, explicou ao Canaltech.
Instalada nos celulares de motoristas e passageiros, a Zafira opera com detecção preventiva de movimentos bruscos, linguagem hostil ou condutas indicativas de violência física ou verbal, como assédio ou racismo. O sistema é embarcado em aplicativos de entrega e mobilidade desenvolvidos pela startup.
De acordo com o CTO da 704 Apps, a solução trabalha de uma maneira “não invasiva” e sem armazenar a conversa da viagem. A partir do “gatilho”, seja de palavras hostis ou anúncio de um assalto, a câmera ativa a gravação de áudio e imagem e compartilha as informações com as forças de segurança.
A criação já alcança 1,6 milhão de usuários e 110 mil motoristas pelo Brasil. Recentemente, a empresa fez parceria com o governo de Fortaleza para que a guarda municipal receba os alertas de segurança.
Parceria com o Google Cloud e escalabilidade
O desafio do desenvolvimento da tecnologia está na escalabilidade. A infraestrutura voltada à IA tem um custo mais elevado, demandando um data center dedicado e processadores mais preparados. Para isso, Betho Costa contou que foi desenvolvido um data center próprio e uma parceria com o Google Cloud.
A Zafira utiliza Gemini e Vertex AI no seu funcionamento. “Sem eles [o Google], a gente não tinha como fazer naquele momento. Porque, o nível tecnologia, para chegar em uma resposta tão rápida, precisa de muito recurso financeiro ou uma inteligência que a gente não tinha e que eles trouxeram isso”, afirmou.
A solução também foi destaque na edição do ano passado do STS, levando o prêmio de Startup Destaque 2024.
“O Ceará é referência em exportar programadores, analistas e engenheiros de dados, mas agora a gente quer exportar produtos”, pontuou.
Siará Tech Summit 2025 celebrou inovação nordestina
A conferência de tecnologia e inovação aconteceu em paralelo com a Feira do Empreendedor do Sebrae/CE e recebeu milhares de empresários, especialistas, estudantes e personalidades para falar sobre o futuro com IA, inclusão, sustentabilidade e segurança. O evento ocupou o Centro de Evento do Ceará nos dias 8, 9 e 10 de outubro.
Confira outros conteúdos do STS e da feira no Canaltech: