Seu Moto X ou Moto G está travando? A gente te ensina a resolver o problema

Por Giancarlo Silva
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Nos últimos dias alguns usuários dos smartphones Motorola Moto X e Moto G relataram que seus gadgets começaram a travar e reiniciar sozinhos. A Motorola já está ciente desse problema e está providenciando uma correção para o erro.

Felizmente, enquanto a solução oficial não vem, já existem algumas formas bem fáceis de contornar esse problema. O Canaltech te ensina agora dois desses métodos para fazer seu smartphone voltar a funcionar corretamente, que servem tanto para o Moto X quanto para o Moto G, sendo eles da primeira ou segunda geração.

Método 01: remover o aplicativo ColorNote

Este primeiro método foi recomendado pela própria Motorola e consiste na remoção do aplicativo de anotações ColorNote. Para fazer isso, desligue seu smartphone e ligue novamente. Após religá-lo, acesse as configurações do dispositivo, no ícone "Configurar".

Tutorial Moto X e Moto G

Entre na opção "Aplicativos" e procure pelo app ColorNote. Toque nele para entrar em suas configurações específicas.

Tutorial Moto X e Moto G

Clique no botão "Desinstalar" e o aplicativo será apagado do smartphone. Caso você possua anotações salvas neste app, convém fazer um backup antes de apagá-lo.

Tutorial Moto X e Moto G

Método 02: Ajustar o relógio

Caso a desinstalação do ColorNote não tenha resolvido o problema, também é possível resolver o problema alterando as configurações de data e hora e de fuso horário do Android. Para isso, acesse a tela "Configurações", como explicado no método 01.

Depois toque na opção "Data e hora".

Tutorial Moto X e Moto G

Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".

Tutorial Moto X e Moto G

Escolha agora um fuso horário diferente para assegurar que o fuso horário não cause mais os travamentos. Recomenda-se o uso do fuso horário do Uruguai (Montevidéu) ou da Argentina (Buenos Aires), que obviamente não são influenciados pelo horário brasileiro de verão.

Tutorial Moto X e Moto G

E pronto! Estas são as formas atualmente possíveis de resolver o problema de travamentos nos celulares Moto X e Moto G. Mas vale lembrar que estes são apenas paliativos enquanto a Motorola não resolve o problema de forma oficial.