Será? 6 linguagens de programação que correm o risco de ficar obsoletas em 2026
Por Marcelo Fischer Salvatico |

Com o avanço das tecnologias e da inteligência artificial, algumas linguagens de programação podem se tornar obsoletas já no próximo ano. Perl, Objective-C e outras enfrentam declínios significativos de uso e de popularidade, e são pressionadas por alternativas mais modernas e eficientes.
- As 5 principais linguagens de programação para dominar em 2026
- As linguagens de programação mais usadas nas principais profissões de tecnologia
O fenômeno é comum no meio da programação. Linguagens nascem, se tornam populares e, eventualmente, são substituídas por novas, que possuem melhor desempenho, sintaxe mais clara ou ecossistemas mais robustos.
6 linguagens de programação que correm risco de obsolescência
Como critério, foi utilizado o índice TIOBE, referência mensal que mede a popularidade das linguagens no mercado de tecnologia. Dados do GitHub também reforçam a tendência, mostrando que a criação de novos projetos com algumas das linguagens abaixo caiu drasticamente entre 2019 e 2024.
Confira abaixo 6 linguagens de programação que correm o risco de se tornarem obsoletas em 2026.
- Perl
- CoffeeScript
- Objective-C
- Ruby
- Visual Basic .NET
- PHP
Perl
O Perl, que dominava o desenvolvimento web e processamento de texto nos anos 90, teve queda de 18% em seu uso em 2024, de acordo com o relatório State of Octaverse do GitHub. Em seu lugar, o Python e JavaScript assumiram a dominância.
O seu lema “há mais de uma maneira de fazer” se tornou um problema à medida que as equipes cresceram e a manutenção de códigos ficou mais complexa.
CoffeeScript
Esta linguagem de programação praticamente já está fora de cena. Foi criado para se tornar um JavaScript com sintaxe “mais limpa e elegante”, mas perdeu sua razão de existir quando o ECMAScript 6 incorporou recursos como “arrow functions” e “template literals”.
Estatísticas mostram que o uso do CoffeeScript caiu 92% em relação ao seu pico de popularidade.
Hoje, até o próprio criador da linguagem recomenda que novos projetos utilizem JavaScript moderno, já que possui grande parte dos recursos que antes eram exclusivos do CoffeeScript.
Objective-C
Após a chegada do Swift em 2014, a Apple deixou clara a sua preferência pela nova linguagem. Atualmente, 87% dos aplicativos para iOS na App Store utilizam Swift, contra 68% em 2021.
A Apple não abandonou oficialmente o Objective-C, mas todos os frameworks mais recentes chegam primeiro em Swift.
Ruby
A linguagem Ruby ganhou destaque mundial por causa do framework “Ruby on Rails”, que facilitou e acelerou muito a criação de sites e aplicativos na web. Porém, vem perdendo espaço no mercado.
As vagas para desenvolvedores Ruby caíram 36% entre 2021 e 2024, e empresas como X (antigo Twitter) e Airbnb já migraram partes mais importantes de seus sistemas para outras tecnologias.
Limitações de desempenho e desafios de escalabilidade fizeram com que companhias buscassem por alternativas mais robustas, especialmente tendo que lidar com grandes volumes de dados.
Visual Basic .NET
A Microsoft mostrou que não daria mais a mesma atenção ao Visual Basic .NET em 2020, quando anunciou que ela não teria os mesmos recursos e atualizações que o C#, sua principal linguagem de programação.
Na prática, isso significou que ela ficaria “parada no tempo”, enquanto o C# evoluiria e receberia novidades.
O mercado reagiu rapidamente ao anúncio. Vagas de emprego para quem trabalha com essa linguagem despencaram em 64%, e até a documentação oficial da Microsoft passou a priorizar exemplos em C#.
PHP
Apesar de ainda alimentar cerca de 60% dos sites, o PHP sofre com a mudança de paradigma do desenvolvimento web. Mas, a forma como a web é desenvolvida mudou significativamente nos últimos anos.
A tendência atual é construir interfaces visuais em JavaScript e usar APIs para conectar o que acontece no navegador com o que roda nos servidores, o que diminuiu o espaço do PHP em novos projetos.
A mudança já impacta as estatísticas: a criação de novos projetos em PHP no GitHub caiu 47% entre 2019 e 2024.
Veja também:
- 5 dicas para programadores sobreviverem ao avanço da IA
- 5 melhores linguagens de programação para iniciantes em 2025
- 5 prompts de IA que vão turbinar sua busca por emprego
VÍDEO: Limpadores de Memória FAZEM MAL ou AJUDAM seu celular e computador? Como funciona? Como evitar?