Score de cibersegurança: saiba o que é essa nova tendência para empresas no país
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge |
O score de cibersegurança é uma ferramenta importante para a construção da reputação de um negócio. Além de trazer importantes insights sobre como melhorar vulnerabilidades do ambiente digital, o recurso reforça o seu posicionamento em relação às exigências de empresas parceiras que estejam mais avançadas no âmbito da segurança digital — além de evidenciar às autoridades competentes sua preocupação com a proteção de dados de seus clientes.
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Quem explica tudo isso é o Marcelo Mendes Santos, gerente de TI CISO da NEO, empresa de customer experience. O especialista ainda reforça que, ao adotar a pontuação, a empresa terá mais dados para pavimentar um plano de segurança da informação eficiente e dará às equipes de TI e segurança, informações mais apuradas do ambiente digital, dados confiáveis para defender investimentos, identificar gargalos nos processos e propor melhorias da operação.
Confira as principais dúvidas sobre o score de cibersegurança, a seguir.
Entenda o que é o score de cibersegurança
O que é?
Segundo Santos, o score de cibersegurança é uma pontuação utilizada para atestar o nível de segurança digital a que uma empresa chegou e o seu nível de proteção no ambiente virtual.
Como funciona?
Esse índice é atribuído com base em um conjunto de boas práticas, conforme a exposição na internet. A métrica contempla todas as dimensões estruturais que compõem os aspectos de segurança digitais do negócio.
Com essa ferramenta, o gestor tem acesso a dados mensuráveis e confiáveis que possibilitam uma melhor visão das ferramentas de segurança aplicadas, dos pontos que tornam os servidores vulneráveis e das demais evidências que podem se configurar em uma ameaça.
Por que é importante?
O gerente da Neo explica que, a segurança aplicada ao mercado B2B (business to business) é particularmente exigente e possui uma nota de corte, visto que gestores priorizam, cada vez mais, empresas com atestado de segurança ao fechar um negócio.
Considerando o avanço da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e, paralelamente, o aumento nos casos de crimes digitais, as empresas precisam ter critérios rigorosos e assertivos quanto à segurança dos dados de seus clientes, de maneira a reduzir os prejuízos em uma possível situação adversa.
"Independentemente do nível de maturidade da sua empresa em relação ao tema, é preciso sempre ter em mente que a segurança cibernética precisa de fato fazer parte da cultura interna, pois conquistar o tão sonhado score alto não é uma tarefa fácil", afirma Santos.
Como a avaliação é feita?
A aferição do score é realizada através de uma ferramenta automatizada que atribui notas de 0 a 100 sobre as boas práticas da companhia no quesito de cibersegurança.
O recurso mapeia os domínios da empresa monitorada sobre os seguintes pontos: a existência de campanhas de malware associadas ao domínio; o atendimento a requisitos específicos de compliance; a adoção e validade dos certificados digitais; os pontos de vulnerabilidade da rede; a atualização dos servidores, entre outros.
Cinco boas práticas
Conforme cita Santos, para quem deseja alcançar uma boa pontuação, ou simplesmente manter (ou aumentar) o índice conquistado, é necessário incluir cinco boas práticas na rotina, as quais são:
- Multifator de autenticação;
- Criptografia;
- Uso de senhas de alta complexidade;
- Monitoramento do ambiente digital em tempo real;
- Controle de acesso de cada um dos usuários.
"Não há mais espaço para a indiferença quando falamos de segurança digital. Com o score de cibersegurança, você se certifica de que a continuidade dos negócios é uma parte essencial do seu planejamento, e mantém o desenvolvimento pleno dos negócios da sua organização", conclui Marcelo Mendes Santos.