Santander oferece 36 mil bolsas para formação em tecnologia, IA e soft skills
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

Uma parceria entre Santander e Alura + FIAP Para Empresas está oferecendo 36 mil bolsas de estudo para formação em tecnologia, inteligência artificial (IA) e soft skills. As vagas são ofertadas gratuitamente pelo programa Santander Imersão Digital.
- Ética em IA: nova carreira liga tecnologia, transparência e segurança
- Pós-graduação em tecnologia é alvo de 72% dos profissionais em 2026; entenda
As oportunidades são voltadas tanto a profissionais da área de tecnologia quanto a estudantes que desejam evoluir no aprendizado. Todos os cursos oferecem certificado de participação e foram desenvolvidos para acelerar a qualificação dos participantes.
Algumas das competências essenciais para atuação em ambientes digitais que serão desenvolvidas ao longo das formações são:
- Comunicação assertiva;
- Oratória;
- Metodologias ágeis (Scrum e Kanban);
- Análise de dados;
- Marketing digital.
Os alunos também terão contato com Excel, Power BI, SQL e Python, além de conteúdos sobre machine learning, governança de IA e técnicas avançadas de engenharia de prompt. Os cursos ainda terão foco em fortalecer habilidades comportamentais como:
- Pensamento sistêmico;
- Liderança adaptativa;
- Negociação assistida por IA;
- Tomada de decisão orientada a dados.
“A oferta gratuita de formação em inteligência artificial e análise de dados gera impacto direto na empregabilidade, estimula a inovação e fortalece a competitividade do país. A ação sintetiza nossa missão de democratizar o acesso a conhecimentos essenciais para o mercado tecnológico”, ressalta Carolina Learth, senior head de plataformas de educação do Santander Brasil.
Formato e cronograma das atividades
A jornada de aprendizado é dividida em módulos semanais. Os alunos terão acesso aos conteúdos por meio de aulas gravadas, exercícios práticos, materiais teóricos e encontros ao vivo para aprofundamento nos temas abordados.
O Santander Imersão Digital começa com uma trilha de nivelamento de habilidades, que tem como objetivo equalizar os conhecimentos dos participantes e prepará-los para a próxima fase.
Na etapa seguinte, 35 mil participantes serão selecionados com base no desempenho em uma avaliação teórica online. Já na fase final, 350 pessoas classificadas avançarão para uma imersão na área de sua escolha.
Os alunos continuarão com acesso à plataforma da Alura por mais seis meses após concluírem toda a jornada de aprendizagem. Outro destaque é o fato de que os participantes poderão contar com o Talent Lab da FIAP, espaço dedicado ao impulsionamento profissional por meio de conexões com o mercado de trabalho e orientações psicopedagógicas e de carreira.
Como se inscrever?
Interessados no Santander Imersão Digital podem se inscrever gratuitamente no site do Open Academy (app.santanderopenacademy.com). O prazo para inscrição vai até o dia 29 de março de 2026.
Leia também: