Santander oferece 15 mil bolsas de estudo de curso de IA para professores
Por Marcelo Fischer Salvatico |

O Santander, em parceria com a plataforma DIO, lançou um programa que oferece 15 mil bolsas de estudo gratuitas para capacitar professores no uso de inteligência artificial (IA). As inscrições estão abertas até o dia 9 de novembro.
- Cisco disponibiliza 6 cursos de IA e tecnologia online e de graça
- Atos abre 85 vagas de emprego de tecnologia com trabalho remoto e híbrido
O curso tem carga horária de 19 horas e ensina docentes a otimizar o planejamento pedagógico, automatizar tarefas administrativas e personalizar a experiência de aprendizagem dos alunos.
O programa conta com videoaulas, transmissões ao vivo interativas, exercícios práticos e um desafio final. O objetivo é que os docentes, após o curso, já possam aplicar os conhecimentos na rotina de trabalho.
Conteúdo do curso
O programa ensina professores a criar planos de aula, materiais didáticos e apresentações em ferramentas como o ChatGPT e o Microsoft Copilot.
Os participantes também aprenderão a automatizar feedbacks e correções, gerenciar rotinas e compromissos, e traduzir, revisar e adaptar materiais para diferentes perfis de alunos.
Há também uma parte do conteúdo que aborda boas práticas éticas e de segurança no uso de IA em ambientes educacionais.
De acordo com o Santander, todo o conteúdo foi desenvolvido para ser acessível e de fácil entendimento para quem não possui experiência prévia com ferramentas de IA.
Quem pode participar?
O Santander EducaIA é destinado a professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da área da educação. Não é necessário ser universitário, cliente Santander ou ter conhecimento prévio em IA para se inscrever.
O processo seletivo das bolsas considera critérios de diversidade e também de desempenho em testes de conhecimentos específicos.
Metade das vagas é reservada a docentes universitários.
Como se inscrever
Os interessados devem se inscrever pelo site do Santander Open Academy (app.santanderopenacademy.com) até o dia 9 de novembro. A primeira lista de aprovados sairá entre os dias 13 e 19 de novembro, período em que os selecionados devem aceitar a bolsa.
Entre 21 e 23 de novembro haverá uma segunda lista de aprovados para quem ficou na lista de espera.
O acesso à plataforma da DIO deve ser feito com o mesmo email que o candidato usou na inscrição.
Para os selecionados, a trilha de estudos será liberada em 1º de dezembro, que terão até 31 de janeiro de 2026 para concluir o programa e obter o certificado.
Durante todo o processo, o suporte é feito pelo e-mail santander@dio.me.
Veja também:
- Saiba como usar ferramentas de IA nos estudos e detone no Enem 2025
- Magalu e DIO oferecem 10 mil bolsas para formação em back-end com Python e IA
- 10 prompts ideais para quem é iniciante em linguagens de programação
VÍDEO: Tablets (baratos) para estudar ainda existem? Como escolher?