Publicidade

Receita Federal apreende iPhones de "ouro" em Foz do Iguaçu

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Abril de 2022 às 20h46

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal, em operação de rotina em Foz do Iguaçu na quinta-feira (31), apreendeu em um galpão de uma transportadora da cidade oito iPhones supostamente banhados a ouro 24 quilates. As mercadorias estavam armazenadas em caixas com notas fiscais que os identificavam como peças automotivas.

Os iPhones aparentemente banhados em ouro, segundo informações obtidas pelo portal G1, foram avaliados por um ourives, que identificou que eles, na verdade, só estavam pintados com tinta dourada.

Continua após a publicidade

Além dos aparelhos pintados de ouro, a Receita apreendeu outros 173 smartphones, peças de veículos e um grande volume de cigarros na transportadora, já que os produtos não contavam com documentos de importação.

O auditor da Receita, Flávio de Carvalho, em declaração para o G1, afirma que falsas declarações de conteúdo são comuns em Foz do Iguaçu, para desviar possíveis impostos de produtos importados para o Brasil. Ao que tudo indica, a situação do carregamento com os iPhones dourados se encaixa nesses casos. Na apreensão, ninguém foi preso, mas o auditor afirma que haverá representação fiscal no ministério público.

Destino dos itens apreendidos pela Receita Federal

Os smartphones originais apreendidos na operação de rotina da Receita Federal serão inclusos em futuros leilões da autoridade, em que produtos apreendidos por falta de documentos de importação são disponibilizados para o público em lotes.

Continua após a publicidade

Já os itens que forem identificados como falsificados, junto do volume de cigarros, deverão ser destruídos pela Receita Federal.

Fonte: G1