Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quer se tornar um desenvolvedor front-end? Confira essas dicas

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Fevereiro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Kevin Ku/Unsplash
Kevin Ku/Unsplash

Existem muitas especialidades que um desenvolvedor pode se focar em obter para se destacar no mercado de trabalho. E, entre as várias opções, muito se fala de front-end, com foco no desenvolvimento de soluções visíveis para os usuários.

Com a popularidade da internet e dos serviços oferecidos por ela, acaba que o front-end, principalmente para o desenvolvimento de aplicações web, é uma área que muitos profissionais desejam trabalhar, enxergando como um caminho cheio de oportunidades.

Mas o que desenvolvedores devem aprender para entrar nessa área em específico? A Adalov, agência de inteligência digital, compartilhou com o Canaltech o que ela acha fundamental para novatos no front-end aprenderem, possibilitando que eles já tenham caminhos para seguir na área.

Continua após a publicidade

Competências importantes para desenvolvedores front-end

HTML

Independente do seu foco, para se tornar front-end, é preciso começar pelo HTML. É ele quem vai estruturar todo o conteúdo de um site; ele é a base para o Desenvolvimento Web.

Continua após a publicidade

“E antes de se deixar levar pela famosa negativa de que ‘HTML não é uma linguagem de programação’, é preciso aprender com ela. Estudá-la para compreender o que de melhor ela pode oferecer. Entender sua sintaxe, a melhor forma de escrevê-la, procurar conteúdo nas comunidades online. E, como parte de qualquer aprendizado, praticá-la. Sem isso, não existe a consolidação do seu aprendizado, algo essencial para o crescimento”, explica Tiago Martins, sócio-fundador da Adalov.

CSS

CSS significa Cascading Style Sheets(Folhas de Estilo em Cascata, em tradução livre). Para muitos, ele serve como complemento do HTML, para deixar o projeto mais organizado e os estilos legíveis.

“E é aqui que as coisas começam a complicar, pois você trabalhará com o estilo da página, ponto que pode ser um dos mais desafiadores: deixar algo bonito e da forma como foi idealizado”, explica Erik Vandelei, também sócio da Adalov. Martins complementa: “no CSS, você vai começar a se deparar com algumas regras do desenvolvimento, então vai precisar entender o que cada atributo faz e como utilizá-los da forma correta. Com ele, você conseguirá deixar o elemento de uma forma mais agradável para o usuário, alterando cor, tamanho, lugar e atribuindo animações também”.

Continua após a publicidade

Javascript

O Javascript, por mais que seja uma linguagem utilizada para web, necessita de um entendimento lógico de programação. “Sugerimos a estudar essa linguagem somente quando considerar que possui um entendimento mais sólido em HTML e CSS”, orienta Martins.

As funcionalidades do Javascript são imensas, e todo bom desenvolvedor front-end no mercado tem familiaridade com essa linguagem, fazendo com que o mercado classifique essa competência como algo obrigatório nessa área.

Continua após a publicidade

“Mas não há outro caminho para se tornar um bom desenvolvedor front-end que não seja a aquisição de conhecimento o suficiente que o permita realizar aplicações web; é necessário se familiarizar com tecnologias primordiais, como HTML, CSS e JavaScript, e também aquelas que agregam e facilitam o desenvolvimento, como os frameworks”, finaliza Martins.