Publicidade

Quer acertar suas dívidas? Banco Central faz mutirão online para negociação

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Novembro de 2022 às 13h09

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/ Mikhail Nilov/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/ Mikhail Nilov/Unsplash)

Nesta terça-feira (1), começa o mutirão online de negociação de dívidas e orientação financeira realizado pelo Banco Central, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom). A ação, que se estenderá até o dia 30, conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras.

O Brasil vive uma alta na inadimplência e, em julho, atingiu o recorde de pessoas endividadas desde 2016, totalizando 6,7 milhões de brasileiros com o CPF negativado — em que 28,82% das dívidas são de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamento bancário. No último mutirão do BC, realizado em março, mais de 1,7 milhão de contratos em atraso foram negociados.

Segundo o Banco Central, podem participar da ação pessoas físicas com dívidas em atraso, contraídas de bancos ou instituições financeiras, desde que não estejam atreladas a bens dados em garantia, como carro, imóvel ou moto. Na página do Mutirão, os interessados encontrarão orientações sobre como negociar as dívidas, além de informações sobre como organizar suas finanças.

Continua após a publicidade

Como negociar a dívida?

Para negociar no mutirão, o primeiro passo é conhecer as suas dívidas acessando o site do Registrato. Em seguida, o cidadão deve conferir se sua dívida se enquadra na ação do BC: o serviço só pode ser utilizado para parcelas em atraso com bancos e instituições financeiras, como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito. O mutirão não resolve situações que envolvam dívidas com lojas ou outras empresas e não renegocia contratos que estão em dia.

O próximo passo é definir o novo valor das parcelas que o consumidor poderá honrar. A Febraban indica que antes de partir para a negociação em si, os interessados devem organizar a sua situação financeira para saber exatamente o valor que eles podem comprometer de sua renda para pagar a dívida.

Continua após a publicidade

No site do Mutirão é possível conferir a lista de bancos e instituições financeiras que estão participando do movimento e seus respectivos contatos para que os clientes possam tratar das dívidas. Para renegociar, os consumidores podem entrar em contato diretamente com o órgão em que possui débito ou pelo portal do Consumidor.gov.br. Confira como proceder em cada um dos casos, a seguir;

  • Diretamente com o seu banco: entre em contato usando os canais oficiais, informe sobre o mutirão e o seu interesse de quitar. Questione as condições oferecidas e faça contrapostas até chegar num acordo que caiba no seu bolso;
  • Portal do Consumidor.gov.br: O passo a passo detalhado pode ser conferido neste tutorial em vídeo.

Educação financeira

Um dos destaques desta ação é o acesso à informação. O site do mutirão integra a plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban, que oferece orientação gratuita sobre educação financeira, por meio de cursos, materiais de apoio, vídeos, entre outros formatos. Os temas abordados são divididos em quatro assuntos: sair das dívidas, organizar as finanças, poupar e investir, e empreender.

Continua após a publicidade

Para Amaury Oliva, diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, o acesso ao conteúdo educativo visa instruir para que o consumidor não precise negociar novamente. "É uma ideia para contribuir com a melhoria da saúde financeira das pessoas", afirma.

Fonte: R7Febraban