Quanto ganha um Gerente de TI | Tecnologia da Informação
Por Emanuele Almeida • Editado por Claudio Yuge |

Um coordenador ou gerente de Tecnologia da Informação (TI) é o profissional responsável por liderar equipes de tecnologia, organizar processos e garantir que os sistemas de informação funcionem de forma eficiente dentro de uma empresa. Trata-se de um cargo estratégico, geralmente ocupado por quem já possui experiência prévia como analista ou especialista em tecnologia, acumulando habilidades tanto técnicas quanto de gestão.
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Em empresas globais como Google, Microsoft ou IBM, por exemplo, coordenadores e gerentes de TI têm papel fundamental para sustentar operações em larga escala e integrar diferentes times espalhados pelo mundo. Já em instituições financeiras como Itaú ou Bradesco, esses profissionais atuam diretamente na manutenção de sistemas críticos, que precisam estar disponíveis 24 horas por dia.
Para chegar a esse nível, é comum que o profissional tenha formação superior em áreas como ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação ou afins, além de especializações em gestão de projetos, segurança da informação ou liderança de equipes.
Contudo, também há profissionais com outras formações que podem liderar essas áreas, a depender do setor em que atuam e das capacitações que possuem, como pós-graduação ou especialização.
Um bom exemplo é a gerente de TI da Construtora Patriani, Mirella Polyak (32). Ela é formada em publicidade e hoje atua diretamente com tecnologia. A transição de uma carreira em agências para a gestão de TI de uma construtora aconteceu a partir de um convite para liderar a transformação digital da empresa.
“A missão era clara: desenvolver internamente o principal sistema de vendas e pós-venda da companhia, automatizando processos, reduzindo papéis (como contratos físicos) e minimizando trabalhos manuais, ainda tão comuns no setor da construção civil”, explica Polyak.
Quanto ganha um gerente de TI?
É importante informar que o salário pode variar de empresa para empresa. Contudo, plataformas como a Glassdor apontam uma remuneração que pode variar entre R$ 9 mil e R$ 16 mil mensais.
Outra pesquisa feita pela plataforma Robert Ralf elencam valores que ficam entre R$ 20 mil a R$ 34 mil mensais. Porém, o salário pode variar conforme as capacidades, responsabilidades e autonomia de cada profissional.
Quais são as atribuições de um gerente de TI?
As atribuições variam conforme o porte da organização, mas, em geral, incluem:
Planejar e supervisionar projetos de infraestrutura tecnológica;
- Implementar soluções de software;
- Garantir a segurança dos dados;
- Alinhar a TI às metas estratégicas do negócio.
Os principais projetos sob gestão de Mirella incluem portal de vendas, portal de clientes, plataforma de pós-venda, aplicativo, site, módulo de vendas do programa Decora (personalização), chatbot e, mais recentemente, atendimento a clientes e leads com inteligência artificial.
O que um profissional precisa fazer para ser gerente?
O gerente regional do GitHub no Brasil, Julio Viana, afirma que as demandas para gestores de TI mudaram bastante nos últimos anos. Além da formação e experiência na área, assim como boas habilidades interpessoais, o profissional precisa sempre estar antenado nas atualizações do setor.
“Vejo que a principal mudança é que não se trata apenas de conhecer tecnologia, mas de acompanhar como ela evolui e como é criada e mantida. O profissional precisa ser dinâmico, conectado à inovação o tempo todo”, destaca.
IA como aliada em capacitação técnica
Viana ressalta ainda que a inteligência artificial se tornou uma aliada na capacitação técnica e organizacional, permitindo que o gestor dedique mais energia ao desenvolvimento de habilidades interpessoais.
“Antes, buscávamos os ‘anciãos’ da área. Hoje, a ajuda pode vir da IA. Mas é essencial compreender o que a IA retorna, porque a responsabilidade sempre é do profissional”, acrescenta.
Segundo ele, profissionais em cargos de gerência ou coordenação podem usar agentes de IA para apoiar na compreensão técnica de fatores de codificação e desenvolvimento, por exemplo.
Além disso, do ponto de vista legal, é importante observar que cargos de liderança em TI podem envolver responsabilidades sobre confidencialidade de informações e conformidade com legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Cursos são sempre bem-vindos
Além da formação inicial, ter outras capacitações técnicas e de gestão deixa o profissional mais preparado para assumir um cargo de gerência.
Sthéfani, da ManageEngine, aponta que certificações como ITIL e segurança da informação são essenciais para profissionais da área.
Mirella, da Construtora Patriani, reforça que certificações em gestão de pessoas e projetos tornam um gerente mais atrativo e preparado para liderar times diversos, em diferentes formatos de trabalho.
“Soft skills” cada vez mais essenciais
Sthéfani Silva também ressalta que as chamadas “soft skills” — habilidades comportamentais — são as mais necessárias para realizar um bom trabalho como líder.
Ela é formada em análise e desenvolvimento de sistemas e hoje gerencia uma equipe de sete pessoas, composta majoritariamente por homens.
“Coordenação é gerenciar o time no dia a dia, entender quem pode assumir o quê, apoiar no desenvolvimento de cada um. Meu papel é muito mais de incentivo e apoio do que de execução”, ressalta.
Julio Viana corrobora a visão de Sthéfani: “Antes, os hard skills eram 70% da exigência. Hoje, arrisco dizer que 60% a 70% do peso está em soft skills. A tecnologia em si pode ser apoiada pela IA; o diferencial está em como você colabora, lidera e interage em squads”.
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