Qual é a diferença entre frete CIF e FOB?
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |

O frete para compras online conta com duas modalidades importantes: FOB e CIF, cada um deles com suas particularidades. FOB vem do inglês free on board (livre a bordo), e CIF, de cost, insurance and freight (custo, seguro e frete).
No FOB, o cliente ou destinatário é quem assume toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria, incluindo os riscos e os custos. Já com o frete CIF, o vendedor é responsável por todos os custos e riscos do envio do produto até o destinatário.
Na prática, o frete FOB costuma ser mais interessante em entregas de empresa para empresa, principalmente quando a mercadoria tem alto valor ou o cálculo de frete elevado. É comum que o cliente use este frete com a sua própria rede logística ou com transportadoras de confiança. Aqui, a cobrança não está incluída no preço do produto e não há um valor especificado na nota fiscal — este surge do cálculo de taxas como PIS, IPI, Cofins e ICMS.
Já o CIF é mais voltado para quem vende ao consumidor final, com a operadora de logística contratada pelo lojista. O valor do frete é declarado no preço da mercadoria, e a empresa cita na nota fiscal que o modelo é o CIF, desobrigando do consumidor qualquer tipo de custo adicional. Normalmente o valor do frete fica um pouco mais caro que no modelo FOB.
Vantagens do frete FOB
- Autonomia para o cliente: o comprador escolhe entre as melhores condições e prazos com empresas de logística do seu conhecimento e interesse;
- Preço menor sobre o produto: a mercadoria fica mais barata do ponto de vista do comprador, porque não vai incluir o valor de frete — claro, ele arcará com o custo, mas este ocorrerá de acordo com suas preferências e condições, como dissemos no item anterior;
- Liberdade ao vendedor: o remetente não terá qualquer responsabilidade após a finalização da compra.
Vantagens do frete CIF
- Aceito pelo público: a maioria dos clientes só quer receber o produto com segurança mesmo que a entrega aumente o preço final do pedido, por isso aceita pagar por ele;
- Praticidade para o comprador: como os fatores da entrega, como tempo, qualidade etc. são uma responsabilidade do vendedor, o cliente pode dedicar menos atenção a isso, a menos que haja problemas pontuais.
Fonte: Remessa Online, PagSeguro