Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais são os piores emojis e os mais confusos para usar no trabalho?

Por| 11 de Agosto de 2022 às 08h54

Link copiado!

AbsolutVision/Pixabay
AbsolutVision/Pixabay

A migração de colaboradores para trabalho remoto é algo que vem acontecendo desde meados de 2010, mas somente nos dois últimos anos, com a pandemia, é que os escritórios e funcionários adotaram o home office em massa. E, com isso, a comunicação também teve que se adaptar ao ambiente colaborativo à distância. Uma das ferramentas mais rápidas para “falar” com o colega é enviar um emoji. Mas quais são os mais inconvenientes? E o que eles significam, como podem ser interpretados?

Uma pesquisa realizada pela plataforma colaborativa Slack e pelo app de idiomas Duolingo pode trazer essas respostas. O levantamento foi realizado aleatoriamente com 9,4 mil funcionários de escritórios híbridos distribuídos igualmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Japão, China, Cingapura, Índia, Alemanha, Coreia do Sul e Austrália, entre os últimos dias 15 e 28 de julho.

O estudo foi conduzido pela empresa de pesquisa de mercado OnePoll, cujos membros da equipe são membros da Market Research Society e são membros corporativos da American Association for Public Opinion Research e da European Society for Opinion and Marketing Research.

Continua após a publicidade

Quais são os emojis mais queridos e os menos aceitáveis no ambiente de trabalho?

A pesquisa revelou que mais de 2/3 dos entrevistados da pesquisa usam emoji ao enviar mensagens para seus amigos (73%) e familiares (68%), mas nem tanto no local de trabalho. 53% geralmente incluem emoji quando enviam textos para seus colegas, enquanto 30% nunca manda para cargos de chefia.

O estudo mostra que 67% dos entrevistados se sentem mais acolhidos ou próximos de seus colegas de trabalho durante uma conversa em que a outra pessoa compreende bem o emoji que está utilizando. O Slack afirma que três das opções mais bem recebida quando você quer expressar carinho, empatia ou solidariedade, a exemplo de uma notícia triste compartilhada por um funcionário, são:

  • 🤗
  • 😉
  • 💔
Continua após a publicidade

Já os que devem ser evitados a todo custo, especialmente por conta do cunho sexual ou interpretações que podem deixar você em uma situação constrangedora, são:

  • 💋
  • 👅
  • 💩
  • 🍆

Quais emojis acabam sendo interpretados de maneiras diferentes no trabalho?

Há também os emojis que acabam sendo interpretados de maneiras diferentes. Cerca de 58% dos entrevistados dizem que não sabiam que emojis específicos tinham vários significados, e isso também tem a ver com a idade.

Continua após a publicidade

As gerações mais jovens responderam mais vezes que seus destinatários não entenderam seus emojis. Entre os receptores estavam 31% da Geração Z, que têm ente 20 e poucos e 30 e poucos anos; e 24% da Geração Y, ou Millenials, entre os 30 e poucos e 50 anos. Os pesquisados ​​também eram mais propensos a enviar um emoji para alguém de sua idade ou mais jovem, enquanto 28% dos entrevistados não se importam com a idade quando se trata do uso de emoji.
Abaixo, alguns emojis que causam confusão:

  • 💸 Perda ou influxo de dinheiro? 28% dos entrevistados pensam em “perda”, enquanto 31% acham se tratar de “influxo”; Isso também varia de acordo com o país. No Japão, 59% são mais propensos a associá-lo a perda de dinheiro, em comparação com 7% que acham que é um influxo;
  • 🍑 Fruta ou parte do corpo? Na maioria dos países, mutia gente interpreta isso como flerte ou parte do corpo, assim como acontece com a berinjela. Mas na Coreia, 71% dos entrevistados viram mesmo apenas a fruta, enquanto 9% viram significado NSFW (“não seguro para o trabalho”);
  • 🙂 Sentir-se feliz ou positividade geral? A pesquisa diz que 38% responderam a primeira opção, enquanto 39% ficaram com a segunda. O curioso é que 14% dos entrevistados globais acham esse emoji transmite irritação ou desconfiança.

Quais emojis ajudam na produtividade durante o trabalho?

E, claro, os emojis também servem para se comunicar rapidamente; aliás, essa é a principal função quando usamos no trabalho, certo? 58% dos funcionários entrevistados dizem que usar emoji em ambiente corporativo permite que eles comuniquem com mais nuances e menos palavras; e 54% acham que o uso de emoji pode acelerar a comunicação no local de trabalho.

Continua após a publicidade

Entre os exemplos mais utilizados globalmente para acelerar a produtividade estão:

  • 👀 = “dando uma olhada”
  • ✅ = “concluído”
  • 🙌 = “bem feito”
  • 👍 = “aprovado” ou “concluído”
  • Círculos (⚪️, 🔵 e 🔴) indicam a urgência de um pedido
  • Nos canais para solicitações e brainstorming, usa-se ➕ para dizer “concordo” ou “adicionar meu voto a isso”

Bem, é claro que cada canal interno, comunidade ou empresa pode ter seus próprios significados para os emojis. Mas não custa ficar de olho nessas interpretações, afinal, passar uma mensagem constrangedora durante o expediente pode causar muitos problemas. Então, seja cordial e compreensivo nas próximas comunicações corporativas.

Fonte: Slack