Por que a Lu do Magalu ficou loira? Entenda a estratégia da mudança visual
Por Marcelo Fischer Salvatico • Editado por Bruno De Blasi |

A Lu, influenciadora virtual do Magalu, apareceu loira pela primeira vez em seus 23 anos de existência nesta quarta-feira (4). A mudança drástica de visual, já que a personagem é conhecida por seus cabelos pretos curtos, faz parte de uma estratégia de marketing em parceria com a Koleston, marca da Wella Company.
- Magalu Cloud compra empresa de IA e aposta em ferramentas de "vibe coding"
- Magalu inaugura megaloja na Avenida Paulista integrando suas principais marcas
A ação promove a nova coloração da marca, a cor 101 (louro claríssimo acinzentado). De acordo com as empresas, o objetivo da colaboração é unir a força do varejo físico da Koleston com o alcance digital da personagem, que acumula mais de 32 milhões de seguidores nas redes sociais.
Para a diretora do Magalu Ads, Celia Goldstein, a mudança está alinhada à estratégia da área de publicidade da varejista, que prioriza parcerias com marcas fortes e ações conectadas à realidade dos consumidores.
A executiva afirma que a transformação busca gerar valor de marca tanto para o Magalu quanto para a fabricante de cosméticos através de um impacto inovador.
“Temos confiança de que os novos cabelos da Lu serão uma bela amostra disso ao provocar um grande impacto e geração de valor de marca para o Magalu e a Koleston, principalmente, nas redes sociais”.
Humanização
A iniciativa segue um movimento de "humanização" de influenciadores virtuais. Ao alterar uma característica física marcante, a campanha tenta aproximar a personagem de dinâmicas típicas de pessoas reais, como os ciclos de mudança, reinvenção e experimentação estética.
Essa estratégia de transformar a Lu em um ícone cultural, e não apenas uma assistente de vendas, já possui reconhecimento global. Em 2022, a personagem conquistou um Leão de Ouro na categoria Social & Influencer no Festival de Cannes, a principal premiação da publicidade mundial, validando a eficácia de sua comunicação e influência nas redes sociais.
A gerente sênior de marketing do Magalu, Aline Izo, reforça que a ação atual retira a personagem de sua "zona de conforto visual" para pautar conversas no cenário nacional. Segundo Izo, a transformação demonstra que a influenciadora, mesmo virtual, conecta-se com o mundo real e possui capacidade de se renovar sem perder a essência.
“Retirá-la da sua zona de conforto visual é um movimento audacioso que reafirma o Magalu como um hub de criatividade e inovação que pauta a conversa nacional”, completa.
Veja também:
- Expo Magalu 2025: tudo sobre o evento da Magazine Luiza
- André Fatala: conheça quem está por trás da revolução tecnológica no Magalu
Ouça o Podcast Canaltech: