Publicidade

Pix bate recorde de transações realizadas em um mesmo dia

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Agosto de 2022 às 19h20

Link copiado!

Bruno Salutes/Adobe Stock
Bruno Salutes/Adobe Stock

O Pix definitivamente é o pagamento do momento para os brasileiros. Lançado oficialmente em novembro de 2020, o sistema de pagamentos do Banco Central virou tema de música e sinônimo de transferência bancária em menos de dois anos de operação. Mas além de um fenômeno cultural, o sucesso do Pix também se traduz em números.

Na última sexta-feira (5), foram registradas cerca de 90 milhões de transações por meio do Pix, o registro marca um recorde no número de movimentações em um mesmo dia. As transações realizadas no quinto dia útil de agosto representaram uma outra marca histórica, a de R$ 53,1 bilhões movimentados em um mesmo dia.

Crescimento de 15% nos dois indicadores

Continua após a publicidade

Anteriormente, o recorde de transações realizadas pelo Pix no mesmo dia era de cerca de 75 milhões de operações. A marca foi atingida em 6 de junho de 2022, quando foram movimentados pouco mais de R$ 45 bilhões. Isso representa um crescimento de 15,1% no número de transações e 15,2% em valores movimentados.

Dia 5 de agosto, foi o quinto dia útil do mês, data que é usada por muitas empresas como o dia do pagamento dos salários. Além disso, uma parte significativa das empresas adotou o Pix como o tipo de transferência usado para pagar aos funcionários, e o dia do pagamento é quando muitas pessoas pagam suas contas, também usando a tecnologia.

Crescimento também no número de chaves cadastradas

Outro número que demonstra o sucesso do Pix é o número de chaves cadastradas. Segundo o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), já foram cadastradas mais de 478 milhões de chaves na plataforma do banco central. Dessas, mais de 190 milhões são chaves aleatórias, que são as mais seguras.

Continua após a publicidade

Em seguida, estão as chaves por CPF, com 108 milhões, números de celular, com 100 milhões, e endereços de e-mail, com 70 milhões. Este número representa um aumento de 2% no número de chaves Pix cadastradas, segundo dados divulgados mensalmente pelo Banco Central.

Fonte: Banco Central do Brasil (BCB)