Pesquisa da Visa mostra como os brasileiros usam IA nas compras de Natal
Por Marcelo Fischer Salvatico |

Para este Natal, boa parte dos brasileiros terá ajuda de inteligência artificial (IA) para presentear família e amigos. Segundo o estudo Holiday Spending Shift Survey 2025, encomendado pela Visa e conduzido pela Morning Consult, 7 em cada 10 consumidores do país recorrerão à IA para otimizar suas compras natalinas.
- NVIDIA H200: por que o chip liberado por Trump é tão cobiçado?
- Disney fecha acordo com a OpenAI para usar personagens da marca em vídeos de IA
O levantamento, realizado em outubro com 1.000 entrevistados, aponta que a proporção de uso no Brasil supera a de diversos mercados internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 4 em cada 10 compradores consideram utilizar a tecnologia durante a jornada de compra.
Entre os principais usos da IA para os brasileiros, se destacam a pesquisa de produtos – citada por 43% dos entrevistados – e a busca por ideias de presentes – apontada por 33%.
A sensibilidade ao preço também impulsiona a adoção da tecnologia: 31% dos consumidores utilizam a IA para comparar valores ou localizar ofertas automaticamente.
E os brasileiros tendem a confiar na tecnologia, já que o estudo revela que 64% dos brasileiros acreditam que ferramentas baseadas em IA conseguem encontrar preços melhores do que os comparadores tradicionais.
As categorias onde o consumidor mais percebe valor no uso da inteligência artificial incluem vestuário e acessórios (38%), seguidos por eletrônicos (33%) e brinquedos (29%).
Otimismo e ticket médio elevado
O uso intensivo de tecnologia ocorre em um cenário de ticket médio relevante em que 80% dos brasileiros planejam comprar presentes neste Natal.
A confiança em relação à situação financeira atinge 67% dos entrevistados, o que se reflete na intenção de gasto. O consumidor brasileiro planeja investir, em média, R$ 540,00 nas compras de fim de ano.
A antecipação também foi uma marca deste ano, com metade dos consumidores iniciando suas aquisições ainda durante a Black Friday, em novembro.
O Google também revelou quais são os itens que dominaram as intenções de compra neste ano. A lista de produtos mais desejados de 2025, baseada nas tendências de busca, é liderada pelo boneco colecionável "Labubu", seguido pelo smartphone Poco X7 Pro e pelas canetas "Bobbie Goods".
Veja também:
- Labubu lidera lista do Google de produtos mais desejados de 2025
- Google Cloud quebra recorde do Guinness com maior aula de IA do mundo
- IA poupa até uma hora de trabalho por dia, diz OpenAI
Ouça o Podcast Canaltech: