Paraisópolis, a maior favela de São Paulo, ganha banco e moeda próprios

Por Ares Saturno | 08 de Maio de 2018 às 17h20

A favela de Paraisópolis, apontada pelo IBGE como a maior do estado de São Paulo no CENSO de 2010, vai ganhar um banco e uma moeda própria, que serão administrados pelos próprios moradores.

O Banco de Paraisópolis será gerido pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP), e trabalhará com a moeda própria, até agora chamada de Nova Paraisópolis, que deve circular apenas dentro do bairro.

De acordo com os dados da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, há outras 103 instituições semelhantes em operação no Brasil, funcionando de forma independente de grandes instituições financeiras e sendo responsáveis pela movimentação de cerca de R$ 40 milhões apenas no ano de 2017. O intuito desse tipo de organização é ajudar a desenvolver as regiões onde operam, oferecendo, por exemplo, serviços de microcrédito com taxas reduzidas aos moradores e pequenos comerciantes locais.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Banco de Paraisópolis vai oferecer cartões de crédito e contas correntes ao público, além de contar com uma agência dentro da favela e operar por meio de aplicativo para celular. Mais de 6 mil moradores já possuem o cartão de crédito da instituição.

Um jantar beneficente que contará com a presença de empresários e celebridades servirá para financiar a iniciativa, montando um fundo que irá custear as operações do Banco de Paraisópolis, enquanto os juros e taxas serão revertidos para as causas da comunidade, além dos mais de 30 projetos sociais que a UMCP desenvolve no local, como a orquestra de jovens, o grupo de dança clássica e um bistrô.

Segundo dados da própria UMCP, uma parcela de 21% dos moradores da favela trabalham em Paraisópolis, que conta com cerca de 100 mil habitantes e possui mais de 8 mil negócios locais.

Fonte: BBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.