OpenAI compra app de investimento pessoal para turbinar Finanças no ChatGPT
Por Claudio Yuge |

A OpenAI continua em sua jornada de expansão agressiva em tornos de vários apps que possam criar um ecossistema em torno do ChatGPT. A gigante da inteligência artificial (IA), que recentemente se tornou a empresa privada mais valiosa do mundo, acaba de fechar a aquisição da Roi, um aplicativo de investimento pessoal impulsionado por assistentes virtuais.
- Dono de startup bilionária diz que IA atual não fará descobertas científicas
- 7 empregos do futuro que a inteligência artificial pode criar
O movimento sinaliza a forte ambição da OpenAI de ir além de respostas a perguntas genéricas, posicionando o ChatGPT para oferecer aconselhamento financeiro personalizado e atuar como um "assistente proativo" na vida dos usuários.
Atualmente, há uma corrida entre as empresas de tecnologia em busca de modelos autônomos altamente treinados e estruturados para especialidades de nicho. Os chatbots criados antes da chegada da IA generativa, mesmo em constante atualização há anos, estão se tornando obsoletos perto dos assistentes modernos. Assim, as startups com soluções sofisticadas e escaláveis, compatíveis com arquiteturas de dados de plataformas como o ChatGPT, são as "queridinhas da vez" no setor.
A Roi é conhecida por consolidar todo o portfólio financeiro do usuário — incluindo ações, criptomoedas, imóveis e até NFTs — em um único lugar, oferecendo insights e aconselhamento de investimento personalizado através de um chatbot especializado.
Embora os termos financeiros da transação não tenham sido divulgados, o cofundador e CEO da startup, Sujith Vishwajith, será o único a se juntar à equipe da OpenAI. A aquisição de empresas focadas em nichos e talentos-chave é uma estratégia clara para aprimorar o ChatGPT.
Expansão acelerada
A compra da Roi segue uma série de aquisições de alto valor pela OpenAI em 2025, indicando uma diversificação de setores. Em maio, a dona do ChatGPT adquiriu a startup de hardware de IA, cofundada pelo ex-designer da Apple, Jony Ive, por US$ 6,5 bilhões. O movimento levou a OpenAI definitivamente para a área de dispositivos e computação física.
Em setembro, foi a vez da Statsig, focada em testes de produtos e experimentação (como testes A/B), comprada por US$ 1,1 bilhão. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de novos recursos e garantir que os produtos da OpenAI, como o ChatGPT, sejam estáveis e eficazes em grande escala.
Com a integração da tecnologia e expertise da Roi, a OpenAI está se preparando para transformar o ChatGPT em uma ferramenta indispensável para a gestão financeira individual, oferecendo análises de portfólio e sugestões de investimento sob medida.
Leia mais: