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O que é inovação aberta? | Exemplos, vantagens e desvantagens

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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A inovação aberta é uma nova tendência que vêm sendo adotada por grandes empresas ao redor do mundo. A modalidade permite um diálogo maduro de colaboração no mercado, em que companhias podem fazer parcerias com outras, até mesmo concorrentes, para alcançar uma solução.

Neste modelo de estratégia, a concorrência ainda existe, mas os líderes reconhecem que manter as portas fechadas pode ser um desperdício de tempo e de recursos — visto que a inovação vem do compartilhamento de informações e conhecimento.

O Canaltech preparou este artigo para te ajudar a entender o modelo de negócio com exemplos e suas respectivas vantagens e desvantagens, confira:

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O que é inovação aberta?

A inovação aberta é a estratégia de acelerar e expandir mercados através da troca de conhecimento entre empresas — ao contrário do método tradicional, em que processos internos são fechados e confidenciais.

Considerado uma ruptura com os métodos habituais de cultura corporativa, esse modelo exige que os líderes reconheçam que existem profissionais e equipes com habilidades fundamentais para seu crescimento fora de suas estruturas.

Segundo Henry Chesbrough, Ph.D em administração de empresas e responsável pelo termo, a estratégia é uma maneira mais lucrativa de inovar, visto que pode reduzir custos, acelerar o tempo de lançamento de um produto no mercado e criar novos fluxos.

Como surgiu a inovação aberta?

Henry Chesbrough é pesquisador da Universidade da Califórnia e foi o responsável por cunhar o termo quando lançou o livro “Inovação Aberta: Um Novo Imperativo para Criar e Lucrar com Tecnologia”, em 2003. Para ele, a inovação aberta é uma abordagem mais colaborativa e participativa da inovação, baseada no fato de que o conhecimento hoje é amplamente distribuído.

Antes de o livro ser lançado, porém, a Cisco era apontada como uma das empresas pioneiras em inovação — tendo um crescimento relevante na década de 90, quando aplicou estratégias semelhantes ao conceito mais recente de inovação aberta.

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Como a inovação aberta funciona?

A organização que quer inovar precisa se conectar com outras empresas, entendendo que o mercado sofre transformações ao longo prazo e é preciso estar sempre se atualizando.

Uma maneira simples de colocar em prática essa estratégia é coletar ideias de clientes para aprimorar produtos e serviços. Além dos feedbacks, é possível criar uma plataforma de co-criação com esse público, permitindo não só a coleta de ideias, mas a possibilidade de testá-las e colocá-las em prática.

Outra maneira de colocar a inovação aberta em prática são os Hackatons — evento em formato de maratona onde startups podem se inscrever para criar soluções de nicho para uma empresa.

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Tipos de inovação aberta

Confira os três tipos de inovação aberta e suas especificações, a seguir;

  • Outbound: ocorre quando uma empresa desenvolve um produto ou solução tecnológica e fornece para parceiros — com o objetivo de ser mais desenvolvido e comercializado;
  • Inbound: nesse modelo, a empresa adquire uma tecnologia externa para explorar na sua empresa, gerando mais valor às próprias soluções a partir dos dados de terceiros;
  • Coupled: esse modelo é a união de duas ou mais empresas no processo de inovação — com o objetivo de gerar novas ideias conjuntas, de maneira que todo o grupo possa explorar essas soluções.

Vantagens e desvantagens da inovação aberta

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Assim como a inovação fechada — método tradicional corporativo — a modalidade aberta também possui suas vantagens e desvantagens, confira:

Vantagens:

  • Permite um maior fluxo de ideias, conhecimentos e tecnologia na empresa;
  • Diversificação de investimentos;
  • Vantagens na aquisição de recursos;
  • Desenvolvimento mais rápido;
  • Aumento da capacidade de aprendizagem;
  • Criação de novos produtos;
  • Inovação em produtos e serviços antigos;
  • Construção de uma comunidade forte;
  • Aumento da eficiência.

Desvantagens:

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  • Aumento na coordenação de processos;
  • Aumento dos custos de implementação;
  • Dependência de conhecimento externo;
  • Perda de controle, flexibilidade, criatividade e poder estratégico;
  • Risco de vazamento de informações confidenciais;
  • Risco de perda de propriedade intelectual.

Exemplos de inovação aberta

O iFood é um exemplo de empresa que adota atualmente a estratégia de inovação aberta. Um dos exemplos onde essa modalidade foi aplicada, foi quando a plataforma de delivery buscou por empresas especializadas na área de drones para começar a entregar encomendas através dos dispositivos.

Outro caso é o da Natura Startups, iniciativa que conecta startups com as áreas de negócio da Natura para entregar soluções inovadoras. Lançada em 2016, já avaliou mais de 5.500 startups, testou 149 soluções e firmou 57 parcerias. Atualmente, 48 startups possuem um relacionamento ativo com a empresa.

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Fonte: Remessa OnlineLTSConsulting; iFood; Distrito;

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