O que é e como excluir o histórico de localização do Google

Por Redação
photo_camera Divulgação

O Histórico de Localização do Google é uma página que mostra a sua localização minuto a minuto com base nos serviços de localização do seu smartphone caso ele seja Android ou tenha algum aplicativo da empresa instalado.

Apesar de ser um recurso já bastante velho, poucos sabem que o Google coleta este tipo de informação sobre suas vidas e podem se assustar ao ver seu histórico de locais gravado nos servidores do buscador. Os dados são coletados via GPS, Wi-Fi e torres de rede de celular por meio dos apps conectados a uma conta do Google e podem ser visualizados no seu Histórico de Localização.

Segundo o Google, essas informações são úteis para que seus apps exibam informações úteis para cada usuário. É assim que, por exemplo, o Google Now mostra cards com a previsão do tempo para seus deslocamentos mais frequentes. Todos os aplicativos do Google usam essas informações para fornecer serviços otimizados e anúncios mais pertinentes de acordo com os lugares que você frequenta.

O Histórico de Localização também permite que o Android envie informações sobre o funcionamento da ferramenta, como, por exemplo, a qualidade das conexões usadas pelos serviços de localização, ocorrências e relatórios de erros e níveis de bateria. O objetivo, segundo a empresa, é aprimorar apps e o próprio sistema operacional.

As vantagens de ter o Histórico de Localização do Google ativado parece atraente. Afinal, quem não gosta de receber tratamento personalizado? No entanto, não é todo mundo que quer ter todos os passos registrados em um endereço da web. Felizmente, é muito fácil desativar o serviço ou até excluir alguns pontos do seu Histórico. Veja como fazer isso por meio do site da ferramenta.

Como excluir seu Histórico de Localização

Para excluir parte do seu Histórico ou ele por completo, acesse a página Histórico de Localização e, se necessário, faça login em sua conta do Google. Observe que há um calendário no menu à esquerda com algumas opções abaixo e à direita está o mapa com todos os seus locais do dia.

Histórico de localização do Google

Para excluir todas as suas localizações de um dia, selecione o dia desejado no calendário e clique em "Excluir histórico deste dia". É possível também alterar a opção que diz "1 dia", abaixo do calendário, para um período maior de dias, como "5 dias", "7 dias", "14 dias" e até "30 dias". Assim, você pode excluir sua localização de períodos inteiros clicando em "Excluir o histórico desse período".

Para excluir todo o seu histórico, clique em "Excluir todo o histórico" no mesmo menu à esquerda.

Histórico de localização do Google 02

É possível também excluir apenas alguns locais do histórico. Para isso, clique na localização que deseja excluir no mapa e depois clique em "Excluir do histórico".

As exclusões não deixam rastros e é impossível desfazê-las. Quando você exclui apenas locais específicos também não fica nenhuma indicação de que seu histórico foi alterado. Apenas lembre-se de que recursos do Google que usam sua localização, como os cards do Google Now, podem ser prejudicados se você excluir seu histórico inteiro.

Como desativar seu Histórico de Localização

Mesmo depois de excluir seu histórico por completo, o Google vai continuar coletando informações dos seus locais. Para impedir que isso aconteça, é preciso desativar o Histórico de Localização da sua conta do Google. Ao fazer isso, o recurso será desativado em todos os dispositivos conectados à sua conta.

Histórico de localização

Para desativar o recurso, ainda na página do Histórico de Localização, clique no ícone de Configurações, no canto superior direito, abaixo da sua foto de perfil, e vá às Configurações do Histórico. Na página que abrir, desative a opção clicando no botão azul.

O Histórico de Localização depende dos seus Serviços de Localização via GPS ou Wi-Fi, por isso, ao desativá-los, você também impede que o Google colete informações sobre o seu local.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.