Publicidade

O que é a Lei Magnitsky? Entenda sanções aplicadas pelos EUA

Por  |  • 

Compartilhe:
rawpixel.com/Freepik
rawpixel.com/Freepik

A Lei Magnitsky prevê sanções financeiras e restrições a indivíduos acusados de corrupção ou de violações graves dos direitos humanos. Além do bloqueio de bens e do cancelamento de vistos, as sanções podem impactar o acesso a serviços digitais oferecidos por empresas sediadas nos Estados Unidos, como Google, Meta e outras big techs.

A seguir, entenda em mais detalhes:

  • O que é a Lei Magnitsky?
  • Quais são as sanções impostas por essa lei?
  • Quem pode ser sancionado pela lei?
  • Em quais ocasiões a Lei Magnitsky já foi aplicada?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é a Lei Magnitsky?

A Lei Magnitsky é uma medida que autoriza os EUA a impor sanções contra pessoas acusadas de corrupção ou abusos dos direitos humanos, sem precisar de uma condenação em julgamento formal.

A legislação foi criada em 2012 pelo então presidente Barack Obama como resposta à morte do opositor de Vladimir Putin e advogado russo Sergei Magnitsky em uma prisão em Moscou. Ele foi preso após denunciar um esquema de corrupção em seu país.

Hoje, a lei se aplica a indivíduos de qualquer país envolvidos nesses crimes.

Quais são as sanções impostas por essa lei?

A Lei Magnitsky impõe diversas sanções aos denunciados, sendo:

  • Congelamento de bens, investimentos e contas bancárias localizadas nos EUA;
  • Interrupção do uso de cartões de crédito internacionais emitidos por instituições com sede nos EUA;
  • Cancelamento de visto e impedimento de entrada nos Estados Unidos, além de restrição de relacionamento com empresas e cidadãos norte-americanos;
  • Possibilidade de suspensão de contas em redes sociais com sede nos EUA, como Google, plataformas da Meta, entre outras.

Quem pode ser sancionado pela lei?

Continua após a publicidade

Qualquer pessoa estrangeira que supostamente esteja envolvida com corrupção ou violação grave de direitos humanos pode ser sancionada pela Lei Magnitsky. No entanto, é necessário que o presidente dos EUA comprove ao Congresso os motivos para impor as sanções.

O acusado pode ter seu nome removido da lista se conseguir comprovar que não participou das atividades ilegais pelas quais foi responsabilizado. Além disso, o presidente dos EUA pode retirar as acusações e sanções se considerar que seja importante para a segurança nacional.

Em quais ocasiões a Lei Magnitsky já foi aplicada?

A Lei Magnitsky já foi aplicada em diversos países para punir corrupção e violações graves de direitos humanos. Entre os casos mais notórios estão as sanções a autoridades russas pela morte de Sergei Magnitsky, a oficiais chineses por abusos contra a minoria uigur, e a envolvidos em crimes de guerra na Eritreia.

Continua após a publicidade

Agora, o juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal do Brasil, foi sancionado pelo presidente Donald Trump por supostas prisões arbitrárias e limitação da liberdade de expressão durante processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa medida é inédita contra uma autoridade de um país democrático.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: WhatsApp funcionando offline e sem internet? O que é o Bitchat e as mensagens via Bluetooth do APP