Publicidade

O mundo em 2179: futuristas debatem transformação da IA e os desafios de inovar

Por  | 

Compartilhe:
Elisa Fontes/Canaltech
Elisa Fontes/Canaltech

Você já imaginou como vai ser o mundo em 2179? Esse foi o tema que provocou profissionais de inovação, tecnologia e empreendedorismo durante um painel da Gramado Summit 2025, nesta quarta-feira (4). Os futuristas Denis Chamas e Luiz Candreva, o CEO da startup de inovação Plug and Play Brazil, Igor Makazi, e o CEO da empresa de soluções financeiras Tanto, Charles Schweitzer, falaram sobre como a inteligência artificial está transformando a relação do ser humano com o trabalho e quais serão os desafios para inovar no futuro.

Segundo os palestrantes, o principal desafio ao pensar nos efeitos da IA nas próximas décadas está no papel que as pessoas vão ocupar em meio a essa transformação. A tendência do uso dessa tecnologia está na combinação de modelos de IAs, a automação das tarefas, a formação de novas aplicações de IA do zero, indica Charles Schweitzer, CEO da Tanto.

“Qual vai ser no futuro o papel de um estagiário ou até mesmo de um programador júnior, quando a gente consegue literalmente terceirizar todas essas partes de momentos de descoberta, de aprendizagem, quando uma máquina simplesmente entende aquilo que a gente está dizendo e consegue processar isso no estilo Fórmula 1?”, questiona Schweitzer.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O uso de dados e o futuro da privacidade 

Durante o painel, os palestrantes lembraram as polêmicas envolvendo a iniciativa World, criada pelo CEO da OpenAI Sam Altman e o empreendedor Alex Blania, que escaneia a íris das pessoas com o intuito de criar identidades digitais para cada indivíduo, além de falarem dos mapeamentos genéticos para descobrir ancestralidade e dos chips neurais.

Para eles, estes são alguns dos exemplos que indicam um compartilhamento de dados cada vez maior à medida que a vulnerabilidade das pessoas também cresce. “[A fraude sobre cadastro de CPFs para fazer cartões de crédito em lojas] é um inconveniente pequeno, mas e quando o problema envolve diretamente você, enquanto indivíduo?”, comentou Luiz Candreva. 

Por um lado, a conexão com a tecnologia na palma das mãos oferece mais eficiência ao ser humano, por outro, contribui com diversas informações para o ambiente digital que podem desafiar até mesmo a liberdade de pensamento quando falamos em implantes cerebrais, destacou Charles Schweitzer.

Mais automatização e inovação em alta

Para o futurista Denis Chamas, os cargos que tendem a ser mais automatizados por IA passarão por uma transformação que não necessariamente é negativa, já que se tratam de atividades mais repetitivas. “Esse desenho não volta para trás, porque a comodidade é muito alta. Gosto de pensar por uma jornada sempre menos distópica”, pontuou sobre o uso da IA. 

A convergência com as máquinas também traz uma visão de longevidade. O empreendedor Igor Makazi observou que a dependência com a tecnologia para qualquer tarefa diária ou para resolver problemas traz uma reflexão sobre o papel do ser humano em um cenário de maior expectativa de vida. 

Continua após a publicidade

A capacidade de pensar e fazer o novo, na visão de Luiz Candreva, é um dos grandes motores do ser humano nesse cenário. “A área de inovação é o meio. Quem inova de fato são as pessoas”, frisou.

Gramado Summit 2025

A Gramado Summit 2025, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina, acontece nos dias 4, 5 e 6 de junho, no Serra Park. A oitava edição do festival, sediado no Rio Grande do Sul, recebe nomes do varejo, criadores de conteúdo e pensadores de grandes marcas como Magalu, O Boticário e Google.

Leia outras notícias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: O Apple Intelligence é um dos maiores problemas da Apple

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*