Publicidade

Nubank estaria pagando demitidos para não falarem mal da empresa

Por| 13 de Março de 2023 às 21h30

Link copiado!

Divulgação/Nubank
Divulgação/Nubank
Tudo sobre Nubank

E a onda de demissões continua, desta vez com o Nubank realizando uma nova rodada de desligamentos na última sexta-feira (10). Até aí, nada de diferente do que temos acompanhado no cenário tecnológico mundial ultimamente. Acontece que, segundo fontes anônimas do site Portal do Bitcoin, uma das cláusulas da documentação continha um item que “trocava” um salário adicional e extensão de três meses de plano de saúde pelo compromisso de “não difamar” a fintech.

Segundo o texto obtido pelo Portal do Bitcoin junto a pessoas que teriam sido desligadas nessa leva, o empregado não poderá difamar o Grupo Nu caso aceite a cláusula. “Difamar significa, sem limitação, fazer comentários ou afirmativas sobre qualquer pessoa ou entidade, inclusive, mas sem limitação, à imprensa, à mídia, em redes sociais diversas […]”, aponta o texto, que inclui Linkedin, Facebook, Instagram e Twitter como locais nos quais o funcionário não deve se expressar de maneira que prejudique a “honra, boa fama ou reputação” do empregador.

A fonte diz ter recebido dois documentos, com o primeiro mais breve, apenas sobre o desligamento. O segundo seria o que cita o “pacote de benefícios de desligamentos”, que deveria ser assinado até as 18h de sexta-feira (10).

Continua após a publicidade

No caso do funcionário descumprir algumas dessas cláusulas sobre o suposto “extra” na demissão, o contrato preveria uma multa de 50% do valor total contemplado. Segundo outros relatos coletados pelo Porta do Bitcoin, já havia uma preocupação da empresa com relação à maneira com que os ex-funcionários falam sobre o Grupo Nu — principalmente pelo fato de a companhia estar demitindo em “blocos menores” e de forma recorrente, para evitar o termo “demissão em massa”. Na última sexta-feira, teriam sido 30 desligamentos.

Sebundo o relato da fonte, o Nubank tinha um ótimo ambiente de trabalho, mas as coisas começaram a ficar mais tensas desde outubro de 2022, quando a crise apertou, e até mesmo pequenos benefícios ou atividades foram cortados, como voucher de alimentação ou festa de final de ano. Além disso, houve uma grande desaceleração no quadro de contratações.

O que diz o Nubank

O Canaltech tentou contato com a assessoria de imprensa do Nubank para falar sobre a matéria, e recebeu o seguinte posicionamento na manhã desta terça-feira (14).

Continua após a publicidade
O Nubank, como todas as empresas, avalia constantemente sua estrutura e realiza contratações, desligamentos e transferências internas de acordo com as demandas do negócio, performance, necessidade de equipe, entre outros motivos. O Nubank segue contratando, no ritmo adequado para seus planos de negócios em 2023.Em respeito ao sigilo e proteção de dados dos seus funcionários, a empresa não comenta publicamente casos específicos, mas reitera que segue à risca a legislação trabalhista. As obrigações de confidencialidade e de não-difamação são recíprocas e praticadas por diversas empresas do setor. Elas constam nos nossos contratos de trabalho desde o momento de admissão, e são reiteradas nos acordos de desligamento.

Fonte: Portal do Bitcoin