Publicidade

Musk causa polêmica ao afirmar que ninguém muda o mundo trabalhando 40h semanais

Por| 27 de Novembro de 2018 às 18h00

Link copiado!

Getty Images
Getty Images

Conhecido não só pelas empresas que cria mas também por suas declarações polêmicas, Elon Musk é um notório defensor de que as pessoas devem todas levar uma vida como a dele, trabalhando muitas horas todos os dias e dormindo bem pouco. E, pelo jeito, descobriu ontem que não é todo mundo que concorda com essa filosofia.

Em uma série de tweets postados nesta segunda (26), nos quais elogia diversas das empresas que criou, Musk chega a afirmar que existem empresas melhores para se trabalhar, mas que ninguém mudou o mundo trabalhando quarenta horas por semana.

Continua após a publicidade

O tweet foi prontamente rechaçado por diversos usuários da plataforma, que lembraram o bilionário que pessoas já morreram por excesso de trabalho, que não dormir o suficiente diminui a capacidade de raciocínio, e que mudar o mundo tem muito mais a ver com o impacto de suas ações do que, propriamente, com o tempo que você gasta para completá-las.

Continua após a publicidade

Outras pessoas fizeram apontamentos bem mais específicos e factuais, como uma usuária que lembrou que as pessoas que lutaram e morreram para a definição de uma jornada de trabalho de apenas 40h semanais mudaram o mundo. Outro exemplo usado foi o de Alexander Flemming, que só descobriu a penicilina (algo que revolucionaria a medicina) porque saiu de férias e esqueceu de limpar uma placa de Petri, o que ocasionou a aparição dos fungos responsáveis pela criação da substância que se tornaria a penicilina. Se ao invés de sair de férias Alexander tivesse trabalhado longas noites, era possível que doenças como tuberculose ainda demorassem alguns anos para serem curadas.

Continua após a publicidade

Ainda que Musk defenda uma jornada de 120 horas por semana com apenas 6h de sono ao dia, esse ritmo não é recomendado por nenhum médico sério. Existem dezenas de estudos que relacionam trabalhar longas horas e dormir pouco com o aumento do risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, doenças crônicas como Alzheimer, danos ao sistema imunológico e o aumento de casos de ansiedade e depressão.

Fonte: Business Insider