Microsoft cresce no mercado de PCs nos EUA graças à linha Surface

Por Patrícia Gnipper | 12 de Outubro de 2018 às 11h40
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A Microsoft agora é um dos cinco principais fornecedores de computadores nos Estados Unidos graças à sua linha Surface. De acordo com levantamento do Gartner, a empresa agora tem uma participação de 4,1% no mercado, com 602 mil envios — mas ainda perde para a Apple, que tem 13,7% do mercado.

No topo, vemos a HP com 30,7% de participação no mercado de PCs estadunidense, com 4,5 milhões de unidades vendidas, seguida pela Dell com 25,9% e Lenovo com 15,4%. Os dados são referentes às vendas no terceiro trimestre de 2018, e o período foi a primeira vez em que a Microsoft atingiu o top 5 nos levantamentos realizados pela empresa de pesquisas de mercado.

Top 5 das empresas que mais vendem PCs nos EUA (Imagem: PC Mag)

Na verdade, a Microsoft chegou a ser uma das cinco principais fornecedoras de PCS nos últimos trimestres, mas o Gartner admite que subestimou as remessas da linha Surface nos resultados preliminares. "Neste trimestre, acreditamos que as remessas do Surface foram altas o suficiente para declarar sua posição no quinto lugar e, assim, fomos capazes de mostrá-los em nosso ranking", disse a empresa.

Ainda de acordo com o Gartner, em todo o mundo, o crescimento do mercado de PCs segue estável, aumentando apenas 0,1% no último ano. Já a IDC contraria, dizendo que os números, na verdade, diminuíram 0,9% ano a ano.

Somente nos EUA, a demanda de PCs cresceu pelo fato de as empresas estarem migrando do Windows 7 para o Windows 10, também com escolas comprando Chromebooks para o uso nas salas de aula. Mas outro fator tem impulsionado muito este mercado: a ascensão dos eSports. Para a IDC, os jogos competitivos estão sustentando o mercado de PCs de alto desempenho — e tudo isso promete manter a demanda de PCs estável nos próximos trimestres.

Vale ressaltar que o Gartner considerou a linha Surface em seus cálculos e, por isso, a Microsoft aparece no quinto lugar do ranking. Já a IDC não considera os dispositivos Surface como PCs.

Fonte: PC Mag

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.