Microsoft cancela Projeto Astoria, que permitia migrar apps Android para Windows

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2016 às 08h13

Nesta quinta-feira (25), a Microsoft anunciou o cancelamento do Project Astoria, que tinha como objetivo trazer os aplicativos Android para a Windows Store. Com o encerramento do projeto, apenas o Islandwood, que é responsável por auxiliar os desenvolvedores a migrarem aplicativos iOS para Windows, continua em funcionamento.

O projeto Astoria ganhou bastante notoriedade quando anunciado no ano passado. Muitos, incluindo a Microsoft apostavam que ambos os projetos ligados aos sistemas operacionais concorrentes ao menos minimizariam a falta de aplicativos presentes na Windows Store.

De acordo com a Microsoft, manter dois projetos para migração de aplicativos, um para Android e outro para iOS, acabou sendo confuso e desnecessário para os desenvolvedores. Além disso, a empresa anunciou nesta semana a aquisição da Xamarin, companhia desenvolvedora de aplicativos multiplataforma, que ajudará a Microsoft a levar seus serviços e aplicativos para outras plataformas concorrentes.

Kevin Gallo, que trabalha na equipe do Windows, afirmou que a empresa ouviu o feedback dos desenvolvedores antes de tomar a decisão. "Nós recebemos muito feedback a respeito de ter duas tecnologias Bridge para trazer código de sistemas operacionais mobile para o Windows ser desnecessário, e a escolha entre elas poderia ser confusa", argumentou.

Gallo também aconselhou os desenvolvedores que estavam considerando utilizar o Project Astoria a analisarem as outras soluções da companhia. "Nós consideramos cuidadosamente este feedback e decidimos que nós iríamos focar nossos esforços no Windows Bridge para iOS e fazer dele uma única opção Bridge para trazer códigos mobile para todos os dispositivos Windows 10, incluindo o Xbox e PCs. Para aqueles desenvolvedores que passaram tempo estudando o Android Bridge, nós encorajamos fortemente que vocês deem uma olhada no iOS Bridge e no Xamarin como ótimas soluções", explicou.

Fonte: Microsoft

Fonte: http://www.engadget.com/2016/02/25/microsoft-project-astoria-dead/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.