Zuckerberg explica como usará sua fortuna para fazer dinheiro com filantropia

Por Redação | 04 de Dezembro de 2015 às 10h37

Mark Zuckerberg veio a público esclarecer alguns pontos sobre a doação de sua fortuna, anunciada por ele e sua esposa Priscilla Chan nesta terça-feira (2). Segundo o casal, a intenção é doar 99% de suas ações no Facebook, o que seria aproximadamente US$ 45 milhões.

A Chan Zuckerberg Initiative, organização que o CEO do Facebook e a sua esposa lançaram nesta semana, apresenta uma característica importante e específica que ajuda a entender muito sobre os planos do casal bilionário. A organização se trata de uma LLC ou Limited Liability Company, um tipo específico de empresa cujo modelo de organização está cada vez mais popular na filantropia e permite que a companhia atue em parte como uma empresa comum e em parte como uma parceira de negócios. Ou seja, a doação da fortuna de Zuckerberg passa por uma empresa dele próprio, o que sugere que ele fará empreendedorismo filantrópico com essa investida e não necessariamente disponibilizará toda a sua fortuna para a caridade.

O modelo LLC pode fornecer a Zuckerberg mais controle sobre a empresa e oferecer benefícios diferenciados em relação aos modelos tradicionais. Entre esses benefícios está a flexibilidade para investir em empresas sociais com fins lucrativos, além de apoiar causas políticas e ambientais. Outra vantagem é que, se a LLC for processada, os ativos pessoais de Zuckerberg e Chan estão isentos de consideração.

Muitos sugeriram que o esquema de Zuckerberg se tratava de uma grande estratégia de evasão fiscal, mas na tarde desta quinta-feira (3) o chefão do Facebook explicou como funcionará o seu plano de filantropia. "Isso nos permite prosseguir com nossa missão através do financiamento de organizações sem fins lucrativos", declarou. "Ao usar uma LLC em vez de uma base tradicional, nós não recebemos nenhum benefício fiscal de transferência de nossas ações para a Chan Zuckerberg Initiative, mas ganhamos flexibilidade para executar nossa missão de forma mais eficaz. Na verdade, se nós transferíssemos nossas ações para uma fundação tradicional, então poderíamos ter recebido um benefício fiscal imediato, mas usando uma LLC isso não é possível. E, assim como todos os outros, vamos pagar impostos de ganhos importantes quando nossas ações forem vendidas pela LLC".

Zuckerberg já revelou ter vários projetos sociais, alguns já sendo desenvolvidos em conjunto com o Facebook. O Connecting People, por exemplo, é um deles, apesar de ainda ser intencionalmente vago. O CEO pode ainda destinar parte de sua fortuna para a colonização de Marte ou aplicá-la em outros propósitos de caridade.

Via Re/code

Fonte: http://recode.net/2015/12/03/mark-zuckerberg-responds-to-critics-explains-where-his-money-is-going/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.